A INCLUSÃO DA CRIANÇA EM PROJETOS SOCIAIS DE EDUCAÇÃO PELO ESPORTE
Data
2007-07-12
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Resumo
O esporte, através de projetos sociais, ajuda a desenvolver a criança como um ser social,
ligando a educação, a cultura e o esporte. Para tanto se torna necessário um desenvolvimento
das competências humanas em paralelo e em conjunto fundamentalmente com as instituições
educacionais. Considerando há relevância social de compreender como se dá o processo de
inclusão da criança em projetos sociais de educação pelo esporte, este estudo descritivo
exploratório teve como perspectiva, investigar, compreender e dimensionar o processo de
inclusão de crianças nos Projetos Sociais de Educação pelo Esporte. Na busca dos objetivos
do estudo, utilizou-se uma entrevista semi-estruturada com os coordenadores dos Projetos
“Brinca Mane” (IAS), Aprendendo pelo Esporte (IGK) e Segundo Tempo (IC). No estudo
percebeu-se que tanto os objetivos quanto às metodologias utilizadas pelos projetos tem
semelhanças entre si. Isso auxilia na compreensão da inclusão social como um processo não
institucional e sim social, onde família, sociedade, escola e projetos obtêm maiores resultados
se trabalhados juntos.
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Palavras-chave
Educação física