Strategies to combat corruption in the angolan primary and secondary schools: pathways and perspectives
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Universidade do Estado de Santa Catarina
Resumo
Descrição
Education is the foundation of the growth and development of any society. In Angola it is no exception even though the country has achieved independence in 1975. The situation of corruption in the Angolan primary and secondary school is worrisome because it reduces the quality of teaching and causes disbelief of the school. Where there is corruption professionalism does not reach the desired levels. The research aims to (i) identify the factors that contribute to corruption; (ii) discussing public policies to combat corruption; (iii) propose ways to improve the civic and moral responsibility of schools in order to combat "schemes" of corruption. Using the bibliographic method, it was concluded that it is necessary for the Angolan Government to adopt educational policies that help improve the quality of education. It is important that the Government bet on the training of teachers with quality, improving the infrastructural conditions of schools that will decrease the demand for enrollment vacancies. Parents should take responsibility for the school by participating in the school process and by supporting teachers and students. Schools should receive full support from the Government so that education does not form functional illiterates.
A educação é a base do crescimento e do desenvolvimento de qualquer sociedade. Em Angola não é exceção embora o país tenha alcançado a independência em 1975. A situação da corrupção na escola primária e secundária angolana é preocupante porque reduz a qualidade de ensino e provoca descredibilidade da escola. Onde há corrupção o profissionalismo não atinge os níveis desejados. A pesquisa visa identificar os fatores que contribuem para a corrupção; (ii) discutir as políticas públicas de combate a corrupção; (iii) propor caminhos para a melhoria da responsabilidade cívica e moral das escolas por forma a combater “esquemas” de corrupção. Utilizando o método bibliográfico se concluiu que é necessário que o Governo de Angola adote políticas educacionais que ajudem na melhoria da qualidade de ensino. É importante que o Governo aposte na formação dos professores com qualidade, melhorando as condições infraestruturais das escolas, fato que vai diminuir a procura de vagas de matrícula. Os pais devem assumir a responsabilidade da escola participando do processo escolar e apoiando os professores e os alunos. As escolas devem receber todo apoio do Governo por forma a que a educação não forme analfabetos funcionais.
A educação é a base do crescimento e do desenvolvimento de qualquer sociedade. Em Angola não é exceção embora o país tenha alcançado a independência em 1975. A situação da corrupção na escola primária e secundária angolana é preocupante porque reduz a qualidade de ensino e provoca descredibilidade da escola. Onde há corrupção o profissionalismo não atinge os níveis desejados. A pesquisa visa identificar os fatores que contribuem para a corrupção; (ii) discutir as políticas públicas de combate a corrupção; (iii) propor caminhos para a melhoria da responsabilidade cívica e moral das escolas por forma a combater “esquemas” de corrupção. Utilizando o método bibliográfico se concluiu que é necessário que o Governo de Angola adote políticas educacionais que ajudem na melhoria da qualidade de ensino. É importante que o Governo aposte na formação dos professores com qualidade, melhorando as condições infraestruturais das escolas, fato que vai diminuir a procura de vagas de matrícula. Os pais devem assumir a responsabilidade da escola participando do processo escolar e apoiando os professores e os alunos. As escolas devem receber todo apoio do Governo por forma a que a educação não forme analfabetos funcionais.
Palavras-chave
educação, corrupção, ensino, governo, Educação, education, corruption, teaching, government, Education