The internalization of education policies in teacher training: approaches in postgraduate production and education in the Legal Amazon
Data
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Resumo
Descrição
This study aims to map the postgraduate academic production in dissertation and theses, over the years of 2010 to 2021, regarding the addition of the internationalization of education policies debate in the scientific field of teacher training in the Legal Amazon. It's based on a critical and dialetic perspective which considers the reality from multiple determinations, contradictions and mediations present in approaches of the internationalization of education policies and its repercussions on teacher training. The research works in the Knowledge State's methodology contemplating in its constitutives steps the identification, systematization, categorization and propositions about the analyzed theme. Identifying how the process of internationalization of education policies has been approached (or not) is referred in this study to the visibility about the emerging themes in the teacher training field in the Legal Amazon region, based on what its discoveries indicate. Realizing these relations is important for a critical understanding of this field of study in its totality, which refers to the undeniable influence of international organisms, development agencies and economic corporations in neoliberal educational reforms that interferes directly in the training curriculum and teaching work, thus redefining the professor profile to act in preparation of individuals that meet the globalized society precepts. However, the data collected in this study reveals the lacklusting production refering to the internalization of education policies and its influences in teacher training, thus, constituting itself a fertile field for researchs in Postgraduating Programs in the region of Legal Amazon.
Este estudio tiene como objetivo mapear la producción académica de posgrado en educación en disertaciones y tesis, de 2010 a 2021, en torno a la inserción del debate sobre la internacionalización de las políticas educativas en el campo científico de la formación docente en la Amazonia Legal. Se parte de una perspectiva crítico-dialéctica que considera la realidad a partir de sus múltiples determinaciones, contradicciones y mediaciones presentes en los enfoques de internacionalización de las políticas educativas y sus repercusiones en la formación docente. La investigación se basa en la metodología del Estado del Conocimiento, incluyendo en sus etapas constitutivas la identificación, sistematización, categorización y proposiciones sobre el tema bajo análisis. Identificar cómo se ha abordado (o no) el proceso de internacionalización de las políticas educativas lleva este estudio a la visibilización de temas emergentes en el campo de la formación docente en la Amazonía Legal, a partir de lo que indican sus hallazgos. Comprender estas relaciones es importante para una comprensión crítica de este campo de estudio en su totalidad, respecto de la innegable influencia de organismos internacionales, agencias de desarrollo y corporaciones económicas en las reformas educativas neoliberales que interfieren directamente en el currículum de formación y la labor docente, redefiniendo en consecuencia el perfil de los docentes para trabajar en la preparación de personas que cumplan con los preceptos de una sociedad globalizada. Sin embargo, los datos obtenidos en esta investigación resaltan la inepta producción sobre la internacionalización de las políticas educativas y sus influencias en la formación docente, constituyendo así un campo fértil para la investigación en Programas de Postgrado en la región de la Amazonía Legal.
Este estudo objetiva mapear a produção acadêmica da Pós-Graduação em Educação nas dissertações e teses, no período de 2010 a 2021, no que tange à inserção do debate da internacionalização das políticas educacionais no campo científico da formação docente na Amazônia Legal. Parte-se de uma perspectiva crítico-dialética que considera a realidade a partir de suas múltiplas determinações, contradições e mediações presentes nas abordagens sobre a internacionalização das políticas educacionais e suas repercussões na formação docente. A pesquisa pauta-se pela metodologia do Estado do Conhecimento, contemplando, em suas etapas constitutivas, a identificação, a sistematização, a categorização e as proposições acerca da temática em análise. Identificar como o processo de internacionalização das políticas educacionais tem sido abordado (ou não) remete, neste estudo, à visibilidade sobre as temáticas emergentes no campo da formação docente na região da Amazônia Legal, a partir do que indicam os seus achados. Perceber essas relações é importante para uma compreensão crítica desse campo de estudo em sua totalidade, no que se refere à inegável influência dos organismos internacionais, agências de fomento e corporações econômicas nas reformas educacionais neoliberais que interferem diretamente no currículo da formação e no trabalho docente, redefinindo, consequentemente, o perfil do professorado para atuar na preparação de indivíduos que atendam aos preceitos da sociedade globalizada. Entretanto, os dados obtidos nesta pesquisa evidenciam a inópia produção sobre a internacionalização das políticas educacionais e suas influências na formação docente, constituindo-se, assim, um campo fértil para as pesquisas nos Programas de Pós-Graduação na região da Amazônia Legal.
Este estudio tiene como objetivo mapear la producción académica de posgrado en educación en disertaciones y tesis, de 2010 a 2021, en torno a la inserción del debate sobre la internacionalización de las políticas educativas en el campo científico de la formación docente en la Amazonia Legal. Se parte de una perspectiva crítico-dialéctica que considera la realidad a partir de sus múltiples determinaciones, contradicciones y mediaciones presentes en los enfoques de internacionalización de las políticas educativas y sus repercusiones en la formación docente. La investigación se basa en la metodología del Estado del Conocimiento, incluyendo en sus etapas constitutivas la identificación, sistematización, categorización y proposiciones sobre el tema bajo análisis. Identificar cómo se ha abordado (o no) el proceso de internacionalización de las políticas educativas lleva este estudio a la visibilización de temas emergentes en el campo de la formación docente en la Amazonía Legal, a partir de lo que indican sus hallazgos. Comprender estas relaciones es importante para una comprensión crítica de este campo de estudio en su totalidad, respecto de la innegable influencia de organismos internacionales, agencias de desarrollo y corporaciones económicas en las reformas educativas neoliberales que interfieren directamente en el currículum de formación y la labor docente, redefiniendo en consecuencia el perfil de los docentes para trabajar en la preparación de personas que cumplan con los preceptos de una sociedad globalizada. Sin embargo, los datos obtenidos en esta investigación resaltan la inepta producción sobre la internacionalización de las políticas educativas y sus influencias en la formación docente, constituyendo así un campo fértil para la investigación en Programas de Postgrado en la región de la Amazonía Legal.
Este estudo objetiva mapear a produção acadêmica da Pós-Graduação em Educação nas dissertações e teses, no período de 2010 a 2021, no que tange à inserção do debate da internacionalização das políticas educacionais no campo científico da formação docente na Amazônia Legal. Parte-se de uma perspectiva crítico-dialética que considera a realidade a partir de suas múltiplas determinações, contradições e mediações presentes nas abordagens sobre a internacionalização das políticas educacionais e suas repercussões na formação docente. A pesquisa pauta-se pela metodologia do Estado do Conhecimento, contemplando, em suas etapas constitutivas, a identificação, a sistematização, a categorização e as proposições acerca da temática em análise. Identificar como o processo de internacionalização das políticas educacionais tem sido abordado (ou não) remete, neste estudo, à visibilidade sobre as temáticas emergentes no campo da formação docente na região da Amazônia Legal, a partir do que indicam os seus achados. Perceber essas relações é importante para uma compreensão crítica desse campo de estudo em sua totalidade, no que se refere à inegável influência dos organismos internacionais, agências de fomento e corporações econômicas nas reformas educacionais neoliberais que interferem diretamente no currículo da formação e no trabalho docente, redefinindo, consequentemente, o perfil do professorado para atuar na preparação de indivíduos que atendam aos preceitos da sociedade globalizada. Entretanto, os dados obtidos nesta pesquisa evidenciam a inópia produção sobre a internacionalização das políticas educacionais e suas influências na formação docente, constituindo-se, assim, um campo fértil para as pesquisas nos Programas de Pós-Graduação na região da Amazônia Legal.
Palavras-chave
internacionalização das políticas educacionais, abordagens na formação docente, neoliberalismo, Amazônia Legal, internalization of education policies, teacher training approaches, neoliberalism, Legal Amazon, internacionalización de las políticas educativas, enfoques de la formación docente, neoliberalismo, Amazonía Legal