Postgraduate training in the strategic planning of education programs
Data
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Resumo
Descrição
The study deals with graduate education in Brazil, with the objective of analyzing the actions aimed at qualifying the dimension of student development, in doctoral courses, through a documentary study of the strategic planning of graduate programs linked to the Education Area. The research is qualitative and documentary in nature. Twelve strategic plans were analyzed, verifying the recent proposal and the elaboration of documents in the Education Area, the diversity in the structure of the plans, the focus on the training of researchers and teaching and the predominance of actions or strategies aimed at the flow of students and the qualification of scientific production. We conclude that the proposed training actions are located in the field of knowledge and know-how, requiring the exploration of diversified and intersubjective strategies linked to know-how.
Con este estudio, discutimos la formación de posgrado en Brasil, con el objetivo de analizar las acciones dirigidas a cualificar la dimensión de la formación del personal de los cursos de doctorado, por medio de un estudio documental de los planes estratégicos de los programas de posgrado en el área de Educación. En este estudio cualitativo y documental, analizamos 12 planes estratégicos y constatamos que los documentos fueron propuestos y elaborados en el ámbito de la educación, que hubo diversidad en la estructura de los planes, que hubo énfasis en la formación de investigadores y en la docencia, y que hubo predominio de acciones o estrategias dirigidas al flujo de alumnos y a la cualificación de la producción científica. Concluimos que las acciones de formación propuestas se sitúan en la esfera del saber y del saber hacer, exigiendo la prospección de estrategias diversificadas e intersubjetivas vinculadas al saber vivir.
Com este estudo, discutimos a formação pós-graduada no Brasil, objetivando analisar as ações voltadas à qualificação da dimensão da formação de pessoal discente, em cursos de doutorado, por meio de estudo documental dos planejamentos estratégicos dos programas de pós-graduação da Área da Educação. Na pesquisa, de natureza qualitativa e documental, analisamos 12 planejamentos estratégicos, constatando a recente proposição e elaboração dos documentos na Área da Educação, a diversidade na estrutura dos planejamentos, a ênfase na formação de pesquisadores e na docência, e a predominância de ações ou estratégias voltadas ao fluxo discente e à qualificação da produção científica. Concluímos que as ações formativas propostas se situam no âmbito do saber e do saber-fazer, demandando a prospecção de estratégicas diversificadas e intersubjetivas vinculadas ao saber viver.
Con este estudio, discutimos la formación de posgrado en Brasil, con el objetivo de analizar las acciones dirigidas a cualificar la dimensión de la formación del personal de los cursos de doctorado, por medio de un estudio documental de los planes estratégicos de los programas de posgrado en el área de Educación. En este estudio cualitativo y documental, analizamos 12 planes estratégicos y constatamos que los documentos fueron propuestos y elaborados en el ámbito de la educación, que hubo diversidad en la estructura de los planes, que hubo énfasis en la formación de investigadores y en la docencia, y que hubo predominio de acciones o estrategias dirigidas al flujo de alumnos y a la cualificación de la producción científica. Concluimos que las acciones de formación propuestas se sitúan en la esfera del saber y del saber hacer, exigiendo la prospección de estrategias diversificadas e intersubjetivas vinculadas al saber vivir.
Com este estudo, discutimos a formação pós-graduada no Brasil, objetivando analisar as ações voltadas à qualificação da dimensão da formação de pessoal discente, em cursos de doutorado, por meio de estudo documental dos planejamentos estratégicos dos programas de pós-graduação da Área da Educação. Na pesquisa, de natureza qualitativa e documental, analisamos 12 planejamentos estratégicos, constatando a recente proposição e elaboração dos documentos na Área da Educação, a diversidade na estrutura dos planejamentos, a ênfase na formação de pesquisadores e na docência, e a predominância de ações ou estratégias voltadas ao fluxo discente e à qualificação da produção científica. Concluímos que as ações formativas propostas se situam no âmbito do saber e do saber-fazer, demandando a prospecção de estratégicas diversificadas e intersubjetivas vinculadas ao saber viver.
Palavras-chave
educação superior, formação de pesquisadores, avaliação da pós-graduação, planejamento estratégico, higher education, research training, strategic planning, postgraduate assessment, enseñanza superior, formación de investigadores, evaluación de programas de postgrado, planificación estratégica