Espaço interativo: modelo de relação universidade – empresa baseada em comunidades de prática
Data
Autores
 Cornélio, Neiva Aparecida Gasparetto 
 Abreu, Aline França de 
 Costa, Eliete de Oliveira 
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
Resumo
Descrição
Este artigo apresenta a síntese de um projeto de pesquisa do Núcleo   de Estudos em Inovação, Gestão e Tecnologia da Informação (IGTI) da   Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) cujo objetivo foi   desenvolver um modelo de relação entre universidades e empresas por meio  de um ambiente presencial e virtual que promova a difusão da ciência,  tecnologia e inovação, baseado no compartilhamento do conhecimento entre  membros de uma comunidade de prática. O modelo estimula a construção do  conhecimento a partir das tecnologias da Web 2.0, visando a promover o  processo de transferência do conhecimento das instituições de  ensino/pesquisa ao setor produtivo. A metodologia de construção deste  modelo compreendeu cinco etapas: 1) fase decisória: definição do tema e  delimitação do problema; 2) revisão da literatura: dividido em três  temas - gestão do conhecimento, gestão da inovação e comunidades de  prática; 3) diagnóstico: levantamento de informações do cenário  empresarial e do núcleo de pesquisa onde se aplicou o projeto-piloto; 4)  desenvolvimento do modelo, e 5) aplicação do projeto-piloto. Conclui-se  que o trabalho trouxe grandes contribuições, sendo a principal o  desenvolvimento de um modelo que consegue estimular a aproximação do  conhecimento universitário com a prática empresarial, criando condições  favoráveis à inovação. Palavras-chave Relação  universidade-indústria. Espaço interativo. Comunidades de prática.  Inovação. Gestão do conhecimento. Interactive space: university-industry  relationship model based on communities of practice AbstractThis  article presents a summary of a research project from the Innovation,  Management and Information Technology Research Group (IGTI/UFSC) whose  objective was to develop a model of relations between universities and  enterprises through an environment that promotes the dissemination of  science, technology and innovation. The model encourages the  construction of knowledge from the technologies used in everyday  business, to promote the process of knowledge transfer from  educational/research institutions to productive sector. The construction  method of this model comprises 5 stages: 1) operative phase (defi  nition of the subject, gathering information and defi ning the problem)  2) review of literature (involving the themes of knowledge management,  innovation management, and communities of practice), 3) diagnostic  (information-gathering about business scenario and research center where  the pilot project was developed,) 4) development of the model, 5)  implementation of the pilot project. The conclusion is that the work  greatly contributes to develop a model that can stimulate the approach  of university knowledge to business practice, creating favorable  conditions for innovation.KeywordsUniversity-industry relationship. Interactive space. Communities of practice. Innovation. Knowledge management.
Palavras-chave
Relação universidade-indústria. Espaço interativo. Comunidades de prática. Inovação. Gestão do conhecimento.Interactive space, university-industry relationship model based on communities of practice