Interactive teaching methods in the training of physics teachers: a case study with peer instruction
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Universidade Federal de Santa Catarina
Resumo
Descrição
This case study, conducted with two pre-service physics teachers who applied the active method Peer Instruction (PI) in their teaching practices, aims to investigate the conflicts and difficulties experienced; advantages and disadvantages perceived and how it influenced their attitudes towards PI. The main conflicts and difficulties faced by the pre-service teachers are related to students’ behavior during voting and to the choice of ConcepTests, belonging to PI. The responses of students to the ConcepTests were not effectively used as feedback by the pre-service teachers. Regarding the advantages mentioned by the pre-service teachers, stand out the discussion among students about Physics topics and the engagement of the students on their own learning; as disadvantages, the time needed for students to reflect about the ConcepTests and class time limitation for solving quantitative problems. Despite the current conflicts, the pre-service teachers have developed positive attitudes towards PI.
O presente estudo de caso, conduzido com dois licenciandos em Física que aplicaram o método ativo de ensino Instrução pelos Colegas (IpC) nos seus estágios de docência, visa investigar conflitos e dificuldades experimentadas, vantagens e desvantagens percebidas e como influenciaram suas atitudes em relação ao IpC. Os principais conflitos e dificuldades enfrentados pelos graduandos relacionaram-se ao comportamento dos alunos durante as votações inerentes ao IpC e à escolha dos testes conceituais. As respostas dos estudantes aos testes conceituais não foram efetivamente usadas como feedback pelos estagiários. Quanto às vantagens apontadas pelos estagiários, destacam-se a discussão entre os estudantes sobre tópicos de Física e o engajamento desses em sua própria aprendizagem; em relação às desvantagens, a necessidade de tempo para o aluno refletir sobre os testes conceituais e a limitação do tempo de aula para resolução de problemas. Apesar dos conflitos vivenciados, os estagiários desenvolveram atitudes positivas em relação ao IpC.
O presente estudo de caso, conduzido com dois licenciandos em Física que aplicaram o método ativo de ensino Instrução pelos Colegas (IpC) nos seus estágios de docência, visa investigar conflitos e dificuldades experimentadas, vantagens e desvantagens percebidas e como influenciaram suas atitudes em relação ao IpC. Os principais conflitos e dificuldades enfrentados pelos graduandos relacionaram-se ao comportamento dos alunos durante as votações inerentes ao IpC e à escolha dos testes conceituais. As respostas dos estudantes aos testes conceituais não foram efetivamente usadas como feedback pelos estagiários. Quanto às vantagens apontadas pelos estagiários, destacam-se a discussão entre os estudantes sobre tópicos de Física e o engajamento desses em sua própria aprendizagem; em relação às desvantagens, a necessidade de tempo para o aluno refletir sobre os testes conceituais e a limitação do tempo de aula para resolução de problemas. Apesar dos conflitos vivenciados, os estagiários desenvolveram atitudes positivas em relação ao IpC.