Map of research on experimentation in chemistry teaching in Brazil
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Universidade Federal de Santa Catarina
Resumo
Descrição
This work analyzes the academic production expressed in dissertations and thesis on experimentation in Chemistry teaching, defended in Postgraduate Programs related to the areas of Teaching, Education and Chemistry of the CAPES from 2004 to 2013. Dissertations (122) and theses (21) were investigated based on the following descriptors: year of defense; level of academic qualification; geographical region; institution; educational level and thematic focus. The results showed a significant growth in the number of studies on the subject in question. The most researched levels of education were high school (68.5%) and higher education (27.3%), whereas the most important thematic focus was experimentation as a didactic strategy (58.3%) and experimentation in teaching materials (20.2%). Experimentation related to preservice and inservice teacher education was still incipient, 7.1% and 13.1% of production, respectively, enabling us to infer that this is an important gap to be filled by future studies.
Este trabalho analisa a produção acadêmica expressa em dissertações e teses sobre a experimentação no ensino de química, defendidas em Programas de Pós-Graduação vinculados às áreas de Ensino, Educação e Química da CAPES, no período de 2004 a 2013. Foram investigadas 122 dissertações e 21 teses com base nos seguintes descritores: ano de defesa; grau de titulação acadêmica; região geográfica; instituição de origem; nível de escolaridade e foco temático. Os resultados evidenciam o significativo crescimento no número de pesquisas sobre o tema em questão. Os níveis de escolaridade mais investigados foram o ensino médio (68,5%) e superior (27,3%), ao passo que os focos temáticos privilegiados foram experimentação como estratégia didática (58,3%) e experimentação em materiais didáticos (20,2%). A experimentação vinculada à formação inicial e continuada de professores foi abordada de forma incipiente, 7,1% e 13,1% da produção, respectivamente, indicando que essa é uma importante lacuna a ser preenchida por estudos futuros.
Este trabalho analisa a produção acadêmica expressa em dissertações e teses sobre a experimentação no ensino de química, defendidas em Programas de Pós-Graduação vinculados às áreas de Ensino, Educação e Química da CAPES, no período de 2004 a 2013. Foram investigadas 122 dissertações e 21 teses com base nos seguintes descritores: ano de defesa; grau de titulação acadêmica; região geográfica; instituição de origem; nível de escolaridade e foco temático. Os resultados evidenciam o significativo crescimento no número de pesquisas sobre o tema em questão. Os níveis de escolaridade mais investigados foram o ensino médio (68,5%) e superior (27,3%), ao passo que os focos temáticos privilegiados foram experimentação como estratégia didática (58,3%) e experimentação em materiais didáticos (20,2%). A experimentação vinculada à formação inicial e continuada de professores foi abordada de forma incipiente, 7,1% e 13,1% da produção, respectivamente, indicando que essa é uma importante lacuna a ser preenchida por estudos futuros.