Aspectos cognitivos da leitura: conhecimento prévio e teoria dos esquemas Cognitive aspects of reading: previous knowledge and theory of schemes

Data

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Associação Catarinense de Bibliotecários

Resumo

Descrição

Este artigo salienta a importância do conhecimento prévio do leitor na interpretação de um texto, descrevendo-se a ciência cognitiva. Demonstra como se articula o conhecimento prévio e a sua relevância para a leitura. Aborda as estratégias de leitura e sua relação com os modelos mentais relacionado à teoria dos esquemas. Adotou-se para o estudo a metodologia de revisão bibliográfica. Conclui-se que os conhecimentos prévios do leitor proporcionarão uma concepção mais ampla de determinado texto, pois ao utilizar conhecimentos anteriores o leitor estabelecerá uma relação integrada com o texto que permitirá a captação de seu significado.

Palavras-chave

Leitura, Conhecimento prévio, Aspectos cognitivos, Espectos Cognitivos da Leitura

Citação

Coleções