2. Dissertações

Coleção de dissertações.

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    ENFATIZANDO A CRIATIVIDADE NO GAME DESIGN DE JOGOS SÉRIOS
    (2020-11-27) Diego Sauter Possamai; Marcelo da Silva Hounsell; Marcelo da Silva Hounsell; Frederick Marinus Constant Van Amstel; Avanilde Kemczinski; Isabela Gasparini
    Não há um consenso sobre o que caracteriza um jogo criativo e como o seu projeto incorpora estes elementos. Isto leva a uma dificuldade em como fomentar a criatividade no processo de design de jogos, principalmente para os jogos sérios (JS), que vêm sendo criticados pela falta de criatividade e apresentam outras dificuldades, como tempo para crianção dos jogos e pessoas para desenvolvê-los. Este trabalho apresenta uma metodologia para desenvolvedores de jogos denominada ABCDE, de forma que eles possam aplicá-la no design de JS, sendo inserida no estágio conceitual do design com foco na geração de mecânicas de jogos. A metodologia ABCDE constitue-se numa estrutura que alinha modelos de criatividade com o uso de ferramentas de brainstorming, ao pensamento convergente-divergente. A ABCDE adota uma sequência que envolve um processo de seleção e pareamento de participantes, seguida de um workshop dividido em fases de geração de ideias, resultando em conceitos de mecânicas que podem ser incorporadas em um projeto de desenvolvimento de JS, atendendo seus objetivos e restrições sérios. A metodologia ABCDE foi construída em ciclos que envolveram análise, proposição, aplicação (seleção, workshop) e avaliação. Para avaliar a versão final da metodologia, analisou-se a produção dos participantes do último workshop utilizando-se a Matriz de Análise de Produto. Os resultados apontam que houve um ganho significativo no quesito tempo onde a execução da metodologia ABCDE pôde ser preparada e executada em 8 horas, e o processo comparado, sem ABCDE, durou vários meses. A medição da percepção de criatividade nas mecânicas geradas com e sem a ABCDE não geraram diferenças significativas de mecânicas criativas, ou seja, estas foram equivalentes neste quesito. Portanto, a ABCDE consegue gerar mecânicas de jogos com uma percepção de criatividade próxima a de outras abordagens em muito menos tempo. Ainda, a ABCDE envolve indivíduos quaisquer e pode ser inserida como parte de outras metodologias de game design, não só de JS. Desta forma, a metodologia ABCDE tem potencial para auxiliar na concepção de jogos criativos.
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    “O FUTURO JÁ É O QUE SOMOS”: TEMPORALIDADES, IDENTIDADES E DEMANDAS DO PRESENTE NAS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS DO(S) FUTURISMO(S) INDÍGENA(S) NO BRASIL
    (2023-07-11) Helena Fediuk Gohl; Luisa Tombini Wittmann; Claudia Mortari; Mariana Albuquerque Dantas; Caroline Jaques Cubas; Sandor Bringmann
    Este trabalho dialoga com cinco artistas indígenas contemporâneos que se identificam com o florescer do(s) Futurismo(s) Indígena(s) no cenário nacional, especificamente em regiões que abarcam o nordeste do Brasil. São ele/as: Fylomenal, Julia Dudu, Kadu Tapuya, Rayanne Lira e Renata Tupinambá. O objetivo central volta-se para a construção de conhecimento sobre múltiplas temporalidades de diferentes povos e pessoas indígenas, focando nas demandas que indivíduos levantam no presente, almejando expandir a reflexão sobre o tempo e a história indígena em uma perspectiva decolonial no diálogo com o campo da História do Tempo Presente. Para tanto, foram realizadas análises de entrevistas realizadas, assim como de produções artísticas (textos, pinturas, colagens e fotografias) produzidas entre 2020 e 2022. Busca-se assim abrir possibilidades de estudo sobre a arte indígena contemporânea, explorando conexões entre a arte e a historiografia, pois pouco se produziu sobre o emergente movimento no Brasil. Ressalta-se, portanto, importância da arte como produtora de conhecimento e ferramenta de luta, assim como potente processo curativo, especialmente ao que tange a construção de uma narrativa e uma contra-narrativa histórica e temporal autorreferente, levando em consideração processos históricos, identitários e territoriais
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