Biblioterapia para a classe matutina de aceleração da Escola de Educação Básica Dom Jaime de Barros Câmara: relato de experiência Bibliotherapy for the morning accelaration class at Dom Jaime de Barros Câmara Basic Education School: report p. 10-17
Data
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Associação Catarinense de Bibliotecários
Resumo
Descrição
Programa de leitura dirigida com finalidade terapêutica aos alunos da classe matutina de aceleração de escola pública. Objetivou-se proporcionar a catarse, a identificação e a introspecção por meio de textos literários que contemplassem o humor, facilitassem a socialização, estimulassem a criatividade e o diálogo, incentivassem a interpretação, aliviassem as tensões diárias e aumentassem a auto-estima dos alunos. Os resultados alcançados foram positivos pois a leitura dos textos ficcionais aliada às atividades lúdicas complementares fortaleceram o grupo e demonstraram que a biblioterapia é eficaz como pacificadora das emoções na sala de aula.
Abstract: Direct reading program with therapeutic finality to a morning
acceleration classroom for students at a public school. The purpose was to use
catarse, self identification and introspection through literacy texts that
contemplated humor, get easier socialization, stimulated creativity and provoke
dialog, encourage interpretation, help to relax diary tensions and increase the
students self-esteem. The results shows positives, because reading texts fiction
with entertainment activities help to got a stronger group and showed that
bibliotherapy is efficacious as an emotions peacemaker at the classroom.
Keywords: Bibliotherapy; Reading- finality therapeutic; Reading.
Palavras-chave
Biblioterapia, Leitura- função terapêutica, Leitura