Boas Práticas de Bibliotecas Brasileiras Alinhadas ao Desenvolvimento da Agenda 2030 da ONU: uma perspectiva a partir do público infantojuvenil
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Associação Catarinense de Bibliotecários
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Esta pesquisa buscou analisar contribuições de bibliotecas brasileiras, junto aopúblico infantojuvenil, para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável segundo aAgenda 2030 da ONU, de modo a responder a seguinte pergunta: como o público infantojuvenil dasbibliotecas pode ser mobilizado para o desenvolvimento sustentável? Para a análise, buscou-seidentificar e caracterizar tipos de boas práticas em bibliotecas escolares, públicas, comunitárias ebibliotecas parque. Optou-se por uma abordagem qualitativa por meio de levantamento bibliográfico edocumental. Para análise dos dados, foi utilizado o método de categorização. As boas práticas foramdivididas nas categorias ambiental, social, econômica e desenvolvimento sustentável. Foram coletadas25 boas práticas de 16 bibliotecas brasileiras, das quais, a maioria enquadrou-se nas categoriasambiental e social. Quanto aos tipos de boas práticas desenvolvidas, a maioria não houvepredominância padrão de atividades como palestras e exposições, tendo sido verificadas boas práticasbastante diversificadas. Os resultados revelam que as bibliotecas brasileiras têm contribuído com oalcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável segundo a Agenda 2030 da ONU junto aopúblico infantojuvenil, mesmo que de forma indireta. Porém, poucas foram as boas práticas coletadasque trabalhassem especificamente sobre o desenvolvimento sustentável ou sobre a Agenda 2030 em si.Por fim, ressalta-se a importância de tratar estes temas junto ao público infantojuvenil, já que estesserão os responsáveis pelo futuro do planeta e poderão tornar-se cidadãos ativos em suascomunidades, estimulando e praticando ações que visem o desenvolvimento sustentável a nível global.
Palavras-chave
Biblioteca com público infantojuvenil, Agenda 2030 da ONU, Desenvolvimento sustentável, Sustentabilidade em Unidades de Informação