A importância do estudo de usuários para o planejamento de marketing em ambientes informacionais
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Associação Catarinense de Bibliotecários
Resumo
Descrição
Este trabalho tem como objetivo verificar relatos de experiências publicados sobre marketing na Biblioteconomia e Ciência da Informação que utilizaram estudos de usuários no planejamento de ações em ambientes de informação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva que usou as bases BRAPCI e BENANCIB para mapear as publicações sobre marketing na Biblioteconomia e Ciência da Informação no período de 1972 a 2021.Como resultado, foram recuperados trabalhos que abordam marketing em diferentes aspectos e contextos, porém os autores não informaram se houve a aplicação de algum estudo de usuário para nortear a construção das estratégias de marketing ou mesmo elaboração de plano e marketing. Diante disso, no universo de 150 trabalhos recuperados inicialmente nas duas bases de dados, só ficaram treze para análise que se configuraram como relatos de experiencias, sendo sete desenvolvidos em bibliotecas, dois em arquivos e quatro em ambientes informacionais diversificados. O primeiro trabalho é de 1996, ou seja, antes disso, no Brasil não houve registro de uso de aplicação do estudo de usuário no planejamento de marketing em ambientes informacionais. Grande parte dos trabalhos recuperados foi feito em bibliotecas, ou seja, em espaços tradicionais de atuação dos bibliotecários. Conclui-se que existe uma escassez de relatos de experiencias que relatem o uso dos estudos de usuários para a elaboração de planos de marketing pelos profissionais da informação e que esses instrumentos sejam efetivamente usados nas bibliotecas e demais unidades de informação como importante estratégia para favorecer a gestão eficiente a partir do planejamento, na avaliação e controle dos processos realizados.
Palavras-chave
Estudo de usuário, Marketing, Planejamento de marketing.