01 - TCC

Coleção de TCC criada para a disciplina de Bibliotecas Digitais II, com o intuito de aprender a realizar submissões de trabalhos acadêmicos

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Submissões para a coleção abertas no período de 25/04 a 25/05

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    ANÁLISE DE SISTEMAS DE RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÃO EM REDES PEER-TO-PEER
    (2010-11-26) FREDERICO CUTTY TEIXEIRA; Angel Freddy Godoy Viera; Clarissa Carneiro Mussi; Heloisa Costa
    O presente trabalho analisa os sistemas de recuperação de informação em redes peer-to-peer a partir dos fundamentos teóricos da recuperação de informação, usabilidade e redes peer-topeer. A Internet ampliou as possibilidades individuais de produção de bits de informação e seu compartilhamento. Para alcançar os objetivos propostos, buscou-se neste trabalho identificar os recursos disponibilizados pelos sistemas de recuperação de informação das redes peer-to-peer selecionadas, para posterior realização de análise de usabilidade, segundo os critérios ergonômicos de Bastien e Scapin e após isso, concluindo com uma comparação entre os sistemas estudados. Foram identificados por semelhança, programas que tem em comum funcionalidades e identificadas diferenças devido há alguns critérios pré-estabelecidos na pesquisa. As características de recuperação de informação em redes de compartilhamento de arquivos dispõem de fatores relevantes para o presente estudo, tendo em vista o desenvolvimento de novos conhecimentos nesta área.
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    A INCLUSÃO DA CRIANÇA EM PROJETOS SOCIAIS DE EDUCAÇÃO PELO ESPORTE
    (2007-07-12) BEATRIZ ZACCHI DA CUNHA; PROF. DR. EDISON ROBERTO DE SOUZA; Prof. Dr. Edison Roberto de Souza; Prof. Ms. Júlio Cesar Schmitt da Rocha; Profª Melissa Lazarin
    O esporte, através de projetos sociais, ajuda a desenvolver a criança como um ser social, ligando a educação, a cultura e o esporte. Para tanto se torna necessário um desenvolvimento das competências humanas em paralelo e em conjunto fundamentalmente com as instituições educacionais. Considerando há relevância social de compreender como se dá o processo de inclusão da criança em projetos sociais de educação pelo esporte, este estudo descritivo exploratório teve como perspectiva, investigar, compreender e dimensionar o processo de inclusão de crianças nos Projetos Sociais de Educação pelo Esporte. Na busca dos objetivos do estudo, utilizou-se uma entrevista semi-estruturada com os coordenadores dos Projetos “Brinca Mane” (IAS), Aprendendo pelo Esporte (IGK) e Segundo Tempo (IC). No estudo percebeu-se que tanto os objetivos quanto às metodologias utilizadas pelos projetos tem semelhanças entre si. Isso auxilia na compreensão da inclusão social como um processo não institucional e sim social, onde família, sociedade, escola e projetos obtêm maiores resultados se trabalhados juntos.
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