Serviços informacionais para estudantes com Necessidades Educacionais Específicas: cenários da Biblioteca Central da Universidade do Estado de Santa Catarina
Data
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Associação Catarinense de Bibliotecários
Resumo
Descrição
Os serviços informacionais são desenvolvidos para suprir as necessidades informacionais dos interagentes, com esse entendimento a pesquisa objetiva analisar os serviços informacionais oferecidos pela Biblioteca Central da Universidade do Estado de Santa Catarina para contemplar as demandas informacionais dos estudantes com necessidades educacionais específicas. Assim, apresenta-se a Biblioteca Central da universidade com ênfase nos serviços informacionais e as interfaces com Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; discute-se sobre Estudos de Usuário e Ciência da Informação na relação com a Educação e o papel da Biblioteca Universitária no atendimento a pessoas com necessidades educacionais específicas; contextualiza-se o perfil dos estudantes com necessidades educacionais específicas, as expectativas relacionadas aos serviços informacionais, as impressões da coordenação da Biblioteca Central e é proposto um Programa de Competência em Informação para os estudantes com necessidades educacionais específicas da universidade. A pesquisa teve natureza aplicada, classificando-se como descritiva e exploratória em relação aos objetivos, a abordagem do problema foi quali-quantitativa. Os resultados demonstram que os serviços informacionais oferecidos pela Biblioteca Central contemplam as demandas informacionais da maioria dos respondentes, mas a biblioteca não conta com setor específico para o atendimento destes estudantes e ainda não possui Política de Acessibilidade. Destaca-se a presença de um Grupo de Trabalho em Acessibilidade e apoio do Núcleo de Acessibilidade Educacional da universidade.