Nos labirintos da rede eletrônica: o silêncio na biblioteca escolar In the labyrinths of the web: the silence in the scholar library

Data

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Associação Catarinense de Bibliotecários

Resumo

Descrição

Pretende analisar, a partir dos postulados teóricos da Análise do Discurso francesa, como o silêncio na biblioteca escolar é discursivizado na rede eletrônica, delineando um imaginário sobre esta instituição e as atividades nela realizadas. Procura investigar também se a Internet se configura como lugar de emergência de dizeres mais polissêmicos, que façam surgir sentidos além do dominante sobre a biblioteca escolar. Para tanto, apresenta algumas considerações acerca da topologia labiríntica da rede e das novas possibilidades de enunciação dos sujeitos que ela oferece. Em seguida, analisa alguns recortes, de uma lista de discussão on-line da área de Biblioteconomia/Ciência da Informação, nos quais o silêncio na biblioteca escolar é abordado de diferentes formas.

Palavras-chave

Biblioteca escolar, Silêncio, Rede eletrônica, Discurso

Citação

Coleções