Significados e identidade negra na música, arte e pedagogia do grupo Arautos do Gueto em Belo Horizonte

Data

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

Descrição

Neste artigo, apresento algumas reflexões desenvolvidas durante pesquisa de iniciação científica em etnomusicologia junto ao Grupo Arautos do Gueto em Belo Horizonte. A pesquisa objetiva compreender a criação e recriação de significados na performance musical, em especial os de afirmação da identidade negra, para isso usou da etnografia participativa e análise comparativa. Na introdução apresento o conjunto de fatos observados na realidade que levaram à elaboração do projeto de pesquisa. Depois apresento breve descrição histórica, etnografia e análise etnopedagógica*, discutindo a importância de seu método pedagógico na construção de significados. Apresento análise estrutural de partitura de música que transcrevi a partir de gravação de vídeo em trabalho de campo. Nesta, identifico, à luz da bibliografia, elementos capazes de gerar significado de identidade afro. Por fim concluo que no trabalho artístico pedagógico do Grupo Arautos do Gueto, elementos musicais e extra-sonoros são articulados de forma a gerar, nos atores sociais, um sentido de identidade negra e de afirmação da mesma.

Palavras-chave

etnomusicologia, identidade, música afro-brasileira

Citação

Coleções