Coleção de Monografias - Grupo 03 e 04
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Navegando Coleção de Monografias - Grupo 03 e 04 por Autor "Rogério Machado Rosa"
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Item A POLÍTICA DE ASSISTÊNCA ESTUDANTIL NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS ESTADUAIS DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO BRASIL: CENÁRIOS E DESAFIOS(2018-12-05) SALETE TERESINHA POMPERMAIER; Prof. Dr. Lourival José Martins Filho; Lourival José Martins Filho; Tatiana Comiotto; Marcia Silveira Kroeff; Rogério Machado Rosa; Samira Safadi BastosO texto é o resultado de uma pesquisa, que procurou analisar como se constitui a política de assistência estudantil nas Instituições Públicas Estaduais de Ensino Superior (IEES) do Sul do Brasil. Foram pesquisados os Planos de Desenvolvimento Institucional (PDIs) e Projetos Político Pedagógico Institucional (PPIs) das IEES, com os objetivos específicos de: a) Identificar os PDIs e PPIs das IEES; b) Mapear as políticas de assistência estudantil nas IEES do Sul do Brasil; e c) Caracterizar as políticas de assistência estudantil das IEES do sul do Brasil. A escolha por pesquisar as IEES do Sul do Brasil foi motivada pela escassez de trabalhos e produções que versem sobre essa temática, relacionando-a com as Instituições Públicas de Ensino Superior Estadual. A pesquisa tem como embasamento teórico legislações de âmbito federal e estadual, bem como suporte em autores (as) que discutem a educação e as políticas e programas referendados para a assistência estudantil. Parte de uma perspectiva crítica dos seres humanos - sujeitos da sociedade em todos os momentos, na sua construção educacional, se apresentando como seres inconclusos, seres inacabados, seres históricos e permanentemente engajados na criação e recriação da própria natureza. A metodologia aplicada neste estudo caracteriza-se como um estudo descritivo. Como técnicas de pesquisa, utilizou-se a pesquisa documental e bibliográfica. Por meio de levantamento dos dados necessários, a pesquisa documental foi muito importante, pois, com os documentos das IEES, mais precisamente os PDIs e PPIs, se buscou conhecer os cenários apresentados e os possíveis desafios superados para a criação da Política de Assistência e Permanência Estudantil. O procedimento técnico embasou-se em estudo documental, bibliográfico e interpretativo. Conclui-se, assim, que as IEES ainda não possuem de fato uma Política de Assistência Estudantil (PAE) que venha a garantir o acesso, a permanência e o sucesso dos/as discentes na formação universitária; possuem, porém parcialmente, ações e programas voltados para a assistência estudantil, conforme pode-se observar nos PDIs e PPPIs que são relacionadas à política de assistência estudantil. Destaca-se que cada IEES cria suas formas de atender minimamente os/as discentes em sua permanência estudantil. É necessário que mais pesquisas sejam realizadas para criar uma discussão com efetividade na constituição de PAE nas IEES.