Coleção de Monografias - Grupo 03 e 04

  • Grupo 03: Serão os depositantes. Cada integrante do grupo fará um depósito nesta Coleção
  • Grupo 04: Serão os aprovadores: receberão os avisos para verificar as submissões


Notícias

Atividade de WorkFlow Simplificado

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Item
    Adaptação do Framework Scrum às comissões de trabalho da Biblioteca Universitária da UFSC
    (2020-09-21) Cristiano Motta Antunes; Julibio David Ardigo; Júlio da Silva Dias; Marli Dias de Souza Pinto
    O estudo se voltou para a sistematização da adaptação do framework Scrum às comissões de trabalho da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (BU/UFSC). A fundamentação teórica que embasou a compreensão deste trabalho constituiu-se de abordagem sobre gerenciamento de projetos, métodos ágeis de gerenciamento de projetos e por fim, foi apresentada à temática Scrum. Esta pesquisa caracterizou-se por um estudo de caso que teve uma abordagem qualitativa, utilizando como modelo conceitual operativo a pesquisa bibliográfica e documental, tratando-se de uma pesquisa descritiva e aplicada. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, em que os sujeitos desempenhavam o papel de coordenadores das comissões de trabalho estudadas, denominados nesta pesquisa como CC. Os dados coletados foram analisados por meio da aplicação de técnicas de análise de conteúdo, com auxílio do software RQDA. A análise documental possibilitou a identificação das comissões e dos projetos gerenciados pela BU/UFSC, sendo que por meio da análise das entrevistas foi possível descrever o funcionamento das comissões de trabalho. Os resultados apontaram que a implantação do método ágil de gerenciamento de projetos, framework Scrum, requer adequações devido às características organizacionais do ambiente em que as comissões estão inseridas. Assim, o resultado dessa pesquisa é uma proposta de adaptação do framework Scrum às comissões da BU/UFSC. O modelo leva em consideração o contexto organizacional, os projetos gerenciados, a constituição das comissões, a existência da realização de atividades concorrentes pelos membros e coordenadores, sobretudo no que se refere às atividades funcionais habituais. Este trabalho está vinculado à linha de pesquisa “Gestão de Unidade de Informação” do Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.
  • Item
    O IMPACTO DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS (SIGRH) SOB A ÓTICA DA SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS – CASO UDESC
    (2019-11-29) NILO SÉRGIO DUTRA; Professora Dr.ª Ana Paula Grillo Rodrigues; Prof.ª Dr.ª Marcia Silveira Kroeff, Prof.ª Dr.ª Marli Dias de Souza Pinto
    A pesquisa teve por objetivo verificar o nível de satisfação dos usuários do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (Sigrh) nas Coordenadorias de Recursos Humanos dos Centros de Ensino e Reitoria da Udesc. Utilizou o questionário para coleta de dados com perguntas abertas e fechadas, enviadas pela plataforma do Google forms. A população dos usuários foi composta por 761 técnicos e esta pesquisa obteve a amostra de 30 usuários, assim distribuídos: 14 na Coordenadoria de Recursos Humanos da Reitoria; um Coordenador Geral da Reitoria; e mais 15 servidores distribuídos pelos Centros de Ensino. Os resultados são apresentados de forma percentual e por meio de gráficos. Com relação à descrição dos dados do perfil dos usuários, percebeu-se que os maiores percentuais representaram o grau de instrução em 68,80% com pós-graduação; sobre o nível de conhecimento do sistema Sigrh em 56,30% com o nível médio; o cargo exercido na organização em 50% de técnicos universitários em desenvolvimento; a faixa etária em 43,80% acima de 45 anos e o tempo de serviço na organização em 37,50% de 11 a 15 anos. Percebeu-se com os dados obtidos sobre as atividades desenvolvidas, que os maiores percentuais encontravam-se em relação: à implantação do sistema, 68,80% concordaram que estão totalmente satisfeitos; ao treinamento, 68,80% concordaram que estão parcialmente satisfeitos; a compreensão do sistema, 50% concordaram parcialmente que compreendem o sistema; ao sistema ser autoexplicativo, 37,50 concordaram parcialmente e 37,50% discordaram totalmente; à sobrecarga da internet, 56,30% concordaram totalmente que ela dificulta a realização dos trabalhos; às informações relevantes do sistema, 50% concordaram parcialmente que o sistema contempla as informações mais relevantes; aos objetivos atingidos, 68,80% concordaram parcialmente atinge os objetivos; à identificação do sistema, 62,50% concordaram parcialmente que se identificam com o sistema; à facilidade do sistema, 62,50% concordaram parcialmente em ter facilidade de utilizar o sistema; ao conhecimento das funções do sistema, 50% concordaram parcialmente que conhecem as funções do sistema; e à satisfação do sistema, 75% concordaram que estão parcialmente satisfeitos com o sistema.
  • Item
    A POLÍTICA DE ASSISTÊNCA ESTUDANTIL NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS ESTADUAIS DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO BRASIL: CENÁRIOS E DESAFIOS
    (2018-12-05) SALETE TERESINHA POMPERMAIER; Prof. Dr. Lourival José Martins Filho; Lourival José Martins Filho; Tatiana Comiotto; Marcia Silveira Kroeff; Rogério Machado Rosa; Samira Safadi Bastos
    O texto é o resultado de uma pesquisa, que procurou analisar como se constitui a política de assistência estudantil nas Instituições Públicas Estaduais de Ensino Superior (IEES) do Sul do Brasil. Foram pesquisados os Planos de Desenvolvimento Institucional (PDIs) e Projetos Político Pedagógico Institucional (PPIs) das IEES, com os objetivos específicos de: a) Identificar os PDIs e PPIs das IEES; b) Mapear as políticas de assistência estudantil nas IEES do Sul do Brasil; e c) Caracterizar as políticas de assistência estudantil das IEES do sul do Brasil. A escolha por pesquisar as IEES do Sul do Brasil foi motivada pela escassez de trabalhos e produções que versem sobre essa temática, relacionando-a com as Instituições Públicas de Ensino Superior Estadual. A pesquisa tem como embasamento teórico legislações de âmbito federal e estadual, bem como suporte em autores (as) que discutem a educação e as políticas e programas referendados para a assistência estudantil. Parte de uma perspectiva crítica dos seres humanos - sujeitos da sociedade em todos os momentos, na sua construção educacional, se apresentando como seres inconclusos, seres inacabados, seres históricos e permanentemente engajados na criação e recriação da própria natureza. A metodologia aplicada neste estudo caracteriza-se como um estudo descritivo. Como técnicas de pesquisa, utilizou-se a pesquisa documental e bibliográfica. Por meio de levantamento dos dados necessários, a pesquisa documental foi muito importante, pois, com os documentos das IEES, mais precisamente os PDIs e PPIs, se buscou conhecer os cenários apresentados e os possíveis desafios superados para a criação da Política de Assistência e Permanência Estudantil. O procedimento técnico embasou-se em estudo documental, bibliográfico e interpretativo. Conclui-se, assim, que as IEES ainda não possuem de fato uma Política de Assistência Estudantil (PAE) que venha a garantir o acesso, a permanência e o sucesso dos/as discentes na formação universitária; possuem, porém parcialmente, ações e programas voltados para a assistência estudantil, conforme pode-se observar nos PDIs e PPPIs que são relacionadas à política de assistência estudantil. Destaca-se que cada IEES cria suas formas de atender minimamente os/as discentes em sua permanência estudantil. É necessário que mais pesquisas sejam realizadas para criar uma discussão com efetividade na constituição de PAE nas IEES.
  • Item
    CABEÇALHO DE ASSUNTOS DE ESTUDOS AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS
    (2016-12-08) GRAZIELA DOS SANTOS LIMA; Márcia Silveira Kroeff; Gleicy Regina Bories Fachin; Divino Ignácio Ribeiro Junior
    Os instrumentos de organização do conhecimento surgiram com o objetivo de auxiliar na disposição de informações, possibilitar o controle vocabular e facilitar a recuperação precisa da informação. O Cabeçalho de Assuntos auxilia na organização da informação, em especial, na escolha de possíveis termos no processo de indexação. A presente pesquisa objetivou a construção de um Cabeçalho de Assuntos sobre estudos africanos e afro-brasileiros para o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e disponibiliza-o por meio do software livre (TemaTres). Esta pesquisa é de natureza aplicada e bibliográfica, com abordagem quali e quantitativa. Os materiais utilizados foram 219 artigos da Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as, 54 trabalhos de conclusão de curso, 66 dissertações e 17 teses, totalizando 356 obras bibliográficas em formato digital do acervo da Biblioteca de Referência do NEAB-UDESC. TCC, dissertações e teses abrangeram o período de 2005 a 2015 e os artigos da revista da ABPN de 2010 a 2015. Na análise e na construção do Cabeçalho de Assuntos foram realizados os seguintes passos: 1º passo - coleta, seleção e processamento dos textos; 2º passo - conversão dos textos do formato em PDF para TXT; 3º passo - transformação de texto em lista de palavras (Tokens); 4º passo - remoção de palavras não significativas (stop word); 5º passo - redução das palavras ao radical (Lematização); 6º passo - agrupamento das palavras de acordo com o radical (Clusterização); 7º passo - cálculo da frequência de palavras; 8º passo - segunda etapa da indexação semiautomática: análise e seleção dos termos pelo pesquisador bibliotecário; 9º passo - inserção no TemaTres para publicação/disponibilização. O procedimento resultou em 93 termos preferidos, incluindo termos gerais, específicos e relacionados para utilização na indexação e recuperação de materiais. A lista de Cabeçalho de Assuntos foi criada e apresentada no trabalho e encontra-se disponível por meio de software livre (TemaTres), no seguinte endereço: . As conclusões indicam que uma lista de cabeçalhos pode auxiliar na representação e organização do campo, no entanto, ainda é imperativa a construção de um tesauro especializado no campo dos Estudos Africanos e Afro-brasileiros, haja vista a necessidade de conceituar alguns termos que possuem duplo sentido ou significado, dependendo da área de estudos a qual se vincula.
Todos os materiais são depositados em caráter temporário e para fins educacionais, podendo ser removidos a qualquer tempo.