Trabalhos de Especialização
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Coleção dedicada para trabalhos de especialização do curso de biblioteconomia UDESC
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Item CIÊNCIAS PARA ALUNOS SURDOS: uma questão de acessibilidade(2019-11-30) Daniela Campos Mendes de Barros; Terezinha Cristina da Costa Rocha; Magno Inácio dos SantosEsse estudo teve como objetivo abordar a acessibilidade do ensino de ciências e a sua contribuição para a proteção da saúde, através do tema: a prevenção do Papiloma Vírus Humano (HPV). A pesquisa foi realizada em uma escola pública de Belo Horizonte e teve como foco especial estudantes surdos de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental. O estudo foi feito por meio de uma abordagem qualitativa, através da observação participante e com a aplicação de uma sequência didática que teve como tema o HPV. Os dados foram obtidos com o suporte de instrumentos como diário de campo, filmagens, grupo focais e questionários. Os dados coletados foram discutidos por meio da análise de conteúdo. Apesar do pequeno número de participantes, o que torna os resultados não generalizáveis, foi possível observar desafios de interação e de acesso às informações sobre saúde, o que pode representar uma maior vulnerabilidade da população surda comparada a outros grupos. O estudo permitiu também reflexões sobre o papel do professor e do intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos processos de ensino-aprendizado dos estudantes surdos.Item FORMAÇÃO CONTINUADA E A GESTÃO DO TEMPO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL(2019-12-07) Márcia Aparecida da Silva Santos; Doutora Maria José Batista Pinto Flores; Sandra Medina de SouzaO objetivo deste trabalho foi pesquisar sobre a formação continuada e a gestão do tempo dos professores de uma escola de educação infantil. Os desafios para manter a formação continuada sempre orientaram minha carreira profissional, por este motivo me propus investigar nas bibliografias que tratam do universo da criança na educação infantil, nos conceitos de formação continuada, no planejamento e gestão do tempo para ensinar e aprender dos alunos, dos professores (as) e as correlações entre todos. Neste intuído, e a fim de levantar e comprovar os objetivos propostos, foi efetuada uma pesquisa de campo e por intermédio de questionários foram levantados dados com um grupo de 17 professores (as) de uma escola de educação infantil do município de Belo Horizonte, para analisar a gestão do tempo na incorporação da formação continuada em suas rotinas de trabalho. A análise dos dados evidenciou que a formação continuada é uma questão de interesse do grupo de docentes da Escola Municipal de Educação Infantil Cantinho Feliz, e que o tempo previsto para as Atividades extraclasse (AEC), conforme previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996, está implementado na escola. Porém, para que a formação continuada seja inserida neste tempo se faz necessário que os professores tenham autonomia e gestão de seu tempo, para assim utilizarem seus conhecimentos coletivos, dentro do horário de AEC. Desta forma colocarem em prática a formação continuada, provendo respostas às dificuldades e problemas que vivenciam no tempo, no espaço e no local onde exercem suas atividades laborais.Item MEMORIAL: FIOS DE UM TECER PEDAGÓGICO ALTERNATIVO(2022-01-01) Jacqueline Lopes; Ivone Rodrigues Macena Barossi; Não escrito; Susan Regina Raittz Cavallet e Valdo José CavalletEsse Memorial pretende tecer de experiências transformadoras na caminhada na EDUCAÇÃO de uma educadora, com seus acertos e erros. O corpo desse relato são as Experiências pedagógicas vividas numa escola em um assentamento do MST, e como essa experiência levou as Alternativas para Nova Educação. Essa vivência pode ser trabalhada no movimento MoANE, através das práticas educacionais dentro do curso de especialização em Alternativas para nova Educação 3 . Assim sendo, trouxe respostas apoiadas na ESQUIZOANÁLISE em maiores reflexões e futuras atuações pedagógicas. Com educadores de um tecido pedagógico alternativo entende-se que desconstruindo o IDEALISMO, ativa-se o afeto da ALEGRIA no fazer pedagógico como FIOS DE COMPOSIÇÃO entre diversos agentes educacionais. Como a poesia expressa, cria e transforma, é ela que encerra esse memorial, demonstrando que o desafio que vivido no MST ajudou a tecer a visão pedagógica e filosófica que hoje se pode abraçar e que mostra permanente desejo de potencialização dos afetos tecidos junto aos educadores admiráveis desse relato. Até o fim, e em todo tempo e espaço, as pontes de composição entre trabalhos educativos estão se mostrando cada dia mais consistentes e alegremente ativos.