Grupo 03 - QF4
URI Permanente desta comunidade
Comunidade criada por Beatriz Scopel Borges, Maria Renata, Rafaella Cândida, Gustavo e Fabrício para a disciplina de Bibliotecas Digitais II 2014/1, com o intuito de compreender o funcionamento dos repositórios digitais
Notícias
Comunidade oficialmente aberta.
Equipe responsável:
RAFAELLA CANDIDA DE SOUZA
GUSTAVO CARDOSO DE OLIVEIRA
MARIA RENATA ANTONIO
BEATRIZ SCOPEL BORGES
FABRICIO RODRIGO KUSTER
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Navegando Grupo 03 - QF4 por Título
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Item A FÁBRICA DE ARTE E SEUS OPERÁRIOS DA CANÇÃO: MÚSICA E MODERNIDADES BRASILEIRAS NA RÁDIO NACIONAL (1936 A 1956)(2020-09-25) CARLOS GREGÓRIO DOS SANTOS GIANELLI; Dra. Márcia Ramos de Oliveira; Eduardo Vicente, Doutor; Rafael Henrique Soares Velloso; Marcos Tadeu Holler, Doutor; Janice GonçalvesEste trabalho pretendeu analisar as ideias de modernidade desenvolvidas na Rádio Nacional examinando sua estrutura física, humana e alguns de seus programas musicais entre 1936 e 1956. Para atingir esse objetivo, apresentamos os parâmetros iniciais sob os quais operavam as primeiras emissoras de rádio no Brasil para, posteriormente, analisarmos a estrutura física e humana da Rádio Nacional e percebermos como esta foi uma referência para as demais estações de rádio e também para os primeiros alicerces da televisão brasileira. A opção por analisar a atuação do radialista Almirante e do maestro Radamés Gnatalli teve por perspectiva destacar aspectos de seus trabalhos que contribuíram para o desenvolvimento das ideias de modernidade. Por fim, abordamos como as celebrações envolvidas nos 20 anos da Rádio Nacional, na análise do Festival de Música Brasileira e de seu Anuário Comemorativo, revelam aspectos importantes das ideias de modernidade para a produção musical no Brasil.Item A INCLUSÃO DA CRIANÇA EM PROJETOS SOCIAIS DE EDUCAÇÃO PELO ESPORTE(2007-07-12) BEATRIZ ZACCHI DA CUNHA; PROF. DR. EDISON ROBERTO DE SOUZA; Prof. Dr. Edison Roberto de Souza; Prof. Ms. Júlio Cesar Schmitt da Rocha; Profª Melissa LazarinO esporte, através de projetos sociais, ajuda a desenvolver a criança como um ser social, ligando a educação, a cultura e o esporte. Para tanto se torna necessário um desenvolvimento das competências humanas em paralelo e em conjunto fundamentalmente com as instituições educacionais. Considerando há relevância social de compreender como se dá o processo de inclusão da criança em projetos sociais de educação pelo esporte, este estudo descritivo exploratório teve como perspectiva, investigar, compreender e dimensionar o processo de inclusão de crianças nos Projetos Sociais de Educação pelo Esporte. Na busca dos objetivos do estudo, utilizou-se uma entrevista semi-estruturada com os coordenadores dos Projetos “Brinca Mane” (IAS), Aprendendo pelo Esporte (IGK) e Segundo Tempo (IC). No estudo percebeu-se que tanto os objetivos quanto às metodologias utilizadas pelos projetos tem semelhanças entre si. Isso auxilia na compreensão da inclusão social como um processo não institucional e sim social, onde família, sociedade, escola e projetos obtêm maiores resultados se trabalhados juntos.Item ANÁLISE DE SISTEMAS DE RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÃO EM REDES PEER-TO-PEER(2010-11-26) FREDERICO CUTTY TEIXEIRA; Angel Freddy Godoy Viera; Clarissa Carneiro Mussi; Heloisa CostaO presente trabalho analisa os sistemas de recuperação de informação em redes peer-to-peer a partir dos fundamentos teóricos da recuperação de informação, usabilidade e redes peer-topeer. A Internet ampliou as possibilidades individuais de produção de bits de informação e seu compartilhamento. Para alcançar os objetivos propostos, buscou-se neste trabalho identificar os recursos disponibilizados pelos sistemas de recuperação de informação das redes peer-to-peer selecionadas, para posterior realização de análise de usabilidade, segundo os critérios ergonômicos de Bastien e Scapin e após isso, concluindo com uma comparação entre os sistemas estudados. Foram identificados por semelhança, programas que tem em comum funcionalidades e identificadas diferenças devido há alguns critérios pré-estabelecidos na pesquisa. As características de recuperação de informação em redes de compartilhamento de arquivos dispõem de fatores relevantes para o presente estudo, tendo em vista o desenvolvimento de novos conhecimentos nesta área.Item ANÁLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DE USINAS HIDRELÉTRICAS: CASO DA USINA HIDRELÉTRICA DE ITÁ(2012-11-21) FERNANDA KLAFKE; Mônica Lopes Gonçalves; José Carlos Vieira; Cátia Regina Silva de Carvalho PintoUma Usina Hidrelétrica é um conjunto de obras e equipamentos cuja finalidade é aproveitar o potencial hidráulico de um rio para através dele gerar energia elétrica. O consumo exacerbado de energia elétrica implica na construção de novas usinas hidrelétricas, fator primordial para o aumento dos impactos ambientais. A identificação destes impactos ambientais será possível através do conhecimento do ecossistema em que a obra será implantada, bem como dos tipos de populações que ela atingirá. O trabalho a seguir tem por objetivo analisar os impactos ambientais causados pela construção da Usina Hidrelétrica de Itá no Oeste Catarinense, analisando especificamente a interferência da barragem na vazão do rio e no ecossistema da região, a viabilidade socioeconômica e ambiental da construção de uma usina hidrelétrica e os impactos provocados sobre o meio antrópico. O embasamento teórico se deu por meio de pesquisas em livros, revistas, teses, além de sites na internet. A pesquisa de campo foi realizada na cidade de Itá através de um questionário aplicado aos moradores afetados com a construção da usina, registros fotográficos e documentos presentes no Centro de Divulgação Ambiental (CDA), e a análise do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA). Os resultados mostraram que os principais impactos foram no meio antrópico, sendo que a interferência da barragem na vazão do rio e no ecossistema da região foram visivelmente perceptíveis, a quantidade de água do rio aumentou e houve um aumento do número de espécies da fauna e flora na percepção dos moradores. Quanto a viabilidade econômica comprova-se que a UH Itá trouxe melhorias à região e foi devidamente estudada, ou seja, os impactos previstos no RIMA não diferiram muito daqueles comprovados após sua implantação. Os impactos provocados no meio antrópico foram sentidos profundamente, principalmente no deslocamento de moradores. Por fim, conclui-se que os impactos ambientais devem ser primeiramente analisados cautelosamente, com o intuito de estudar as possibilidades de redução dos mesmos, ou ainda estudar a possibilidade de um novo local para implantar o empreendimento desejado.Item Criar para aprender: a produção de documentário na escola(2016-03-08) Natália Sampaio de Carvalho Braga; Katia Augusta Macial; Consuelo da Liz Lins; Fernando Souza GerheimEste projeto visa contribuir com os estudos de articulação entre cinema e educação, promovendo uma análise da potência da inserção da produção de documentário em contexto escolar. Para tanto, trabalha a ideia de que a escola é estruturada enquanto um complexo sistema de normatização, que tende a afastar o aluno por não se reconhecer nas atividades desenvolvidas durante o processo de ensino-aprendizagem. Diante deste cenário, defende-se aqui a ideia de que é necessário pensar em alternativas que permitam uma transformação das relações escolares, valorizando a singularidade dos alunos, visando a formação de sujeitos críticos, criativos e dispostos a se engajar em uma compreensão do outro. Assim, propõe-se que a produção de documentário é um dos instrumentos com maior potencial para alcançar estes objetivos, permitindo aos estudantes reconhecerem-se em funções diversas, desenvolverem habilidades de relações em grupo, além de promover uma experiência prática de imersão em um encontro com a diferença que demanda uma responsabilidade ética.Item Educação Física Escolar Indígena: O Programa Segundo Tempo e sua Importância na Revitalização dos Jogos Tradicionais das Crianças do Povo Baré na Escola Municipal de Terra PretaRio Negro – Manaus/ Amazonas(2006-05-02) Jhones Rodrigues Pereira; Paulo Henrique Azevedo; Paulo Henrique Azevêdo; Jônatas de França BarrosEsta pesquisa mostra a importância da inserção do Programa segundo Tempo na revitalização dos jogos tradicionais das crianças Baré, da Comunidade Indígena Terra Preta - Manaus/ Amazonas. Analisa a forma como o Programa pode contribuir para a inclusão social dessas crianças em esportes não tradicionais praticados por determinada comunidade. Aborda a relevância de se revitalizar e manter os jogos tradicionais desse povo, como forma de contribuir para a preservação dos saberes milenares indígenas; além de proporcionar às crianças e adultos, constante divertimento e convívio social prazeroso e harmonioso. A condução metodológica da investigação partiu da análise de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, cujas técnicas de pesquisa foram: roteiro aberto (questionário) de entrevista; observação participante e o registro de observações a respeito do cotidiano da comunidade. Para registrar os dados coletados foram utilizados os seguintes instrumentos: gravador e diário de campo. A escolha desses instrumentos foi um indicativo da comunidade Baré, que demonstrou uma certa preocupação, em não poder contribuir para o teor desta, por não dominarem muito bem a escrita. Este trabalho apresenta uma abordagem histórica do Povo Baré, enfocando o lúdico indígena, os jogos tradicionais e não tradicionais da etnia e a inclusão social que o Programa Segundo Tempo poderá abranger. Os resultados evidenciam que o Programa Segundo Tempo, em articulação com as comunidades indígenas, pode contribuir para a revitalização do patrimônio material e imaterial dos Povos Indígenas.Item ESTUDO DA DENSIDADE POPULACIONAL DO BUGIO-RUIVO Alouatta guariba clamitans (CABRERA, 1940) (PRIMATES, ATELIDAE) NAS FORMAÇÕES FLORESTAIS DO MORRO DO CAMPISTA, PARQUE ESTADUAL DE ITAPUÃ, VIAMÃO, RS(2001-02-01) Gerson Buss; Profa Dra Helena P. Romanowski; Prof. Dr. Júlio César Bicca-Marques; Prof. Dr. Paulo Oliveira; Profa Dra Sandra M. Hartz; Prof. Dr. Anthony B. RylandsNão temItem “SANGUE E SILÊNCIO NA MATA VIRGEM”: a construção da santidade de Albertina Berkenbrock (Santa Catarina, 1950-2008)(2020-07-24) KELLY CAROLINE NOLL DA SILVA; Dra. Caroline Jaques Cubas; Solange Ramos de Andrade; Silvia Maria Fávero ArendEsta dissertação apresenta uma investigação sobre os discursos católicos proferidos sobre Albertina Berkenbrock em dois períodos distintos e propõe-se compreender em que medida estes produziram e foram responsáveis por reiterar um modelo de santidade feminina. Pretendeu-se analisar de que forma a imprensa católica da década de 1950 corroborou na divulgação do processo de beatificação de Albertina entre a comunidade, bem como o discurso religioso presente em biografias escritas nos anos 2000 se apropriaram e deram novos sentidos ao discurso do assassinato da menina de doze anos cometido em 1931. Qual(is) a(s) imagem(s) de Albertina Berkenbrock esses discursos produziram e em que medida foram responsáveis por reiterar um modelo de santidade. A partir da perspectiva da História do Tempo Presente, observou-se as reincidências de um passado que traçaram sentido para a beatificação de Albertina com base na adesão à fé católica e em valores relativos, sobretudo, ao gênero e à sexualidade. Esses valores foram responsáveis por estabelecer um modelo de conduta dirigido especialmente à juventude.