ILUSTRAÇÃO NA LITERATURA INFANTIL LATINO-AM ERICANA: Uma imagem holística da memória cultural na globalização
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Universidade do Estado de Santa Catarina
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A ilustração latino-americana ganhou uma importância vital como imagem holística da construção do imaginário cultural da América Latina na globalização, graças às iniciativas de alguns escritores e ilustradores locais que contribuem com suas histórias enraizadas em um passado não-colonial, na memória de povos indígenas, afrodescendências, mestiças e todas aquelas formas socioculturais que constroem uma idiossincrática latino-americanidade. A análise incidirá primeiramente sobre a natureza comunicativa, estética e epistemológica da ilustração, a fim de demonstrar sua importância gráfica, começando por abordar o tema com autores literários e gráficos do passado e do presente, para refletir sobre a importância de avançar juntos entre escritores e ilustradores na construção ou reconstrução da memória e identidade cultural latino-americana, promovida pela literatura infantil.
A ilustração gráfica tornou-se de vital importância como imagem holística da construção do imaginário cultural da América Latina na globalização. Graças às iniciativas de alguns escritores e ilustradores locais, que contribuem com suas histórias enraizadas em um passado não - colonial, em memória dos povos indígenas, afrodescendentes, mestiços e todas aquelas formas socioculturais que constroem uma idiossincrática latino-americanidade. Este texto apresenta considerações sobre como, através da história e mesmo num século XXI contemporâneo, estes autores moldam memórias coletivas, em construções sociais, em experiências do que significa ser latino na literatura infantil produzida na região. A análise focará a importância comunicativa, estética e epistemológica da ilustração. Será feita uma relação entre letras e imagem como um impulso à ilustração como linguagem, e continuando nessa linha, algumas ilustrações de autores na literatura infantil serão analisadas desde o início da implementação da imagem na literatura até os dias de hoje, para que haja um impulso para refletir sobre a importância de avançar conjuntamente entre escritores e ilustradores na construção ou reconstrução da memória e identidade cultural latino-americana.
A ilustração gráfica tornou-se de vital importância como imagem holística da construção do imaginário cultural da América Latina na globalização. Graças às iniciativas de alguns escritores e ilustradores locais, que contribuem com suas histórias enraizadas em um passado não - colonial, em memória dos povos indígenas, afrodescendentes, mestiços e todas aquelas formas socioculturais que constroem uma idiossincrática latino-americanidade. Este texto apresenta considerações sobre como, através da história e mesmo num século XXI contemporâneo, estes autores moldam memórias coletivas, em construções sociais, em experiências do que significa ser latino na literatura infantil produzida na região. A análise focará a importância comunicativa, estética e epistemológica da ilustração. Será feita uma relação entre letras e imagem como um impulso à ilustração como linguagem, e continuando nessa linha, algumas ilustrações de autores na literatura infantil serão analisadas desde o início da implementação da imagem na literatura até os dias de hoje, para que haja um impulso para refletir sobre a importância de avançar conjuntamente entre escritores e ilustradores na construção ou reconstrução da memória e identidade cultural latino-americana.
Palavras-chave
Ilustración Infantil. Literatura. Lenguaje. Cultura. Identidad., literatura, ilustração infantil, cultura, identidade, linguagem, ilustração, educação infantil, literatura, cultura visual, latino-americano