Subjective self-portrait:: adaptation of an artistic production proposal from presential format to remote format
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Universidade do Estado de Santa Catarina
Resumo
Descrição
This text is an experience report on the artistic production entitled Subjective Self-portrait, adapted to the context of education in remote format, due to the COVID pandemic19. This artistic practice was proposed to students of the 1st year of the Licentiate Degree in Visual Arts, in the discipline of Painting I, as an assessment instrument. Its objective is to present the Painting Discipline I, of a practical/presential nature, in a remote format, which was adapted, overcoming the barriers of physical distance. In this way, it offered academics a qualified training process until the discipline can return in the classroom format. It is a qualitative research, in the period from March to May 2020. The theoretical support used is Suassuna (2011), Bachelard (2000), Lagnado (1994), Silva (2008), Linhares; Laurel; Alcantara (2017) among others. The artistic production of the Subjective Self-portrait presented satisfactory results, even in a remote format, in which the academics were able to complete the production, based on reflections on their moral and ethical values, their anxieties in relation to the Licentiate Degree in Visual Arts, becoming a viable instrument for the present moment.
O presente texto é um relato de experiência sobre a produção artística intitulada Autorretrato Subjetivo, adaptada ao contexto da educação no formato remoto, devido a Pandemia COVID19. Esta prática artística foi proposta aos acadêmicos do 1º ano do Curso de Licenciatura em Artes Visuais, na disciplina de Pintura I como instrumento de avaliação. Tem como objetivo apresentar a Disciplina de Pintura I, de caráter prático/presencial em formato remoto, a qual foi adaptada, superando as barreiras do distanciamento social. Desta forma, ofertou aos acadêmicos um processo formativo qualificado até que a disciplina possa retornar ao formato presencial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, no período de março a maio de 2020. O aporte teórico utilizado destacamos Suassuna (2011), Bachelard (2000), Lagnado (1994), Silva (2008), Linhares; Loureiro; Alcântara (2017). A produção artística do Autorretrato Subjetivo apresentou resultados satisfatórios, mesmo em formato remoto, em que os acadêmicos puderam concluir a produção, a partir das reflexões sobre seus valores morais e éticos, seus anseios em relação ao curso de Licenciatura em Artes Visuais, tornando-se um instrumento viável para o momento vivido.
O presente texto é um relato de experiência sobre a produção artística intitulada Autorretrato Subjetivo, adaptada ao contexto da educação no formato remoto, devido a Pandemia COVID19. Esta prática artística foi proposta aos acadêmicos do 1º ano do Curso de Licenciatura em Artes Visuais, na disciplina de Pintura I como instrumento de avaliação. Tem como objetivo apresentar a Disciplina de Pintura I, de caráter prático/presencial em formato remoto, a qual foi adaptada, superando as barreiras do distanciamento social. Desta forma, ofertou aos acadêmicos um processo formativo qualificado até que a disciplina possa retornar ao formato presencial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, no período de março a maio de 2020. O aporte teórico utilizado destacamos Suassuna (2011), Bachelard (2000), Lagnado (1994), Silva (2008), Linhares; Loureiro; Alcântara (2017). A produção artística do Autorretrato Subjetivo apresentou resultados satisfatórios, mesmo em formato remoto, em que os acadêmicos puderam concluir a produção, a partir das reflexões sobre seus valores morais e éticos, seus anseios em relação ao curso de Licenciatura em Artes Visuais, tornando-se um instrumento viável para o momento vivido.
Palavras-chave
autorretrato subjetivo, formato remoto, produção artística, Arte, Educação, Licenciatura, subjective self-portrait, remote format, artistic production