Saber sensível e acuidade corporal: metodologia de ensino de dança a partir de um estudo com estudantes cegos

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Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

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Este estudo desenvolveu-se entre 1994 e 1995 em uma escola da rede pública de ensino em Brasília, Distrito Federal. Isto foi consequente a necessidade de ensinar dança a pessoas que não enxergavam e não tinham o conhecimento básico para esta disciplina. Teve como objetivo proporcionar aos estudantes o que hoje eu denomino como acuidade corporal, que é uma metodologia de sensibilização e reflexão dos movimentos corporais aplicados à dança, para a partir desse conhecimento sensível, os estudantes adquirirem a autonomia poética para se expressarem  através da arte coreográfica. Para a reflexão e criação no ensino da dança a minha opção teórico-metodológica fundamentou-se na proposta de Laban, quando trabalho o corpo no espaço utilizando as qualidades do movimento, peso/força, fluência, tempo e espaço; nos ensaios para o sensível proposto por Lygia Clark; estudos do corpo proposto Merleau-Ponty, Michael Henry e Marcel Mauss; meu conhecimento em anatomia, cinesiologia, biomecânica e sobretudo em dança. Este estudo resultou em uma metodologia para o ensino da dança, primeiramente para estudantes cegos e surdos e posteriormente expandido para dançarinos profissionais, estudantes de graduação em dança e em teatro.

Palavras-chave

Saber sensível, Acuidade corporal, Metodologia para o ensino da dança, Educação inclusiva

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