Bibliotecas Digitais II
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Item A arte como meio de comunicação(2023-10-04) Zenilda Alves Zanatta; Lúcia Helena Tiosso Moretti; Lúcia Helena Tiosso Moretti; Isaac Antonio Camargo; Sônia CardosoEsta pesquisa teve como objetivo evidenciar a criatividade no desenvolvimento do aluno, analisando os fatores motivacionais destes, para a produção da arte e do desenvolvimento da criatividade individualmente bem como repensar os objetivos do ensino da arte, sua prática e formas de avaliação. O presente trabalho foi norteado pela pesquisa - ação. A amostragem foi composta por alunos de ambos os sexos que cursam de quinta à sétima série. Os critérios de seleção foram efetivados entre, os considerados criativos e os apreciados como convencionais, sendo que tal escolha foi realizada por professores do próprio colégio, conforme o critério de cada um, pois no trabalho criador não tem certo ou errado. Os critérios de avaliação foram baseados nas teorias de Lowenfeld & Brittain (1970) e Ostrower (1983, 1987, 1995, 2003), para análise qualitativa dos trabalhos dos alunos. As atividades propostas e executadas foram: a) a partir de três linhas, fazer um desenho; b) realizar um desenho criativo, na percepção dos alunos; c) realizar um desenho com preenchimento de textura, grafite; d) textura colorida; e) a partir da sensibilização do Poema "DOM" de Helena Kolody; f) figura de recorte; g) desenho a partir de recorte; h) escolha de um desenho para a tela com traços mais simples. A elaboração destas tarefas foi acompanhada durante um ano, sendo constantemente avaliadas e analisadas. Todas as atividades foram fotografadas e recolhidas a medida que iam sendo apresentadas. Ao final do processo, todas as atividades executadas por cada um dos alunos participantes, foram submetidas novamente à avaliação por uma banca examinadora (composta por artistas da cidade e professores de Arte). A referida banca verificou se houve desenvolvimento criativo nas atividades propostas, de acordo com os requisitos de estudiosos da arte. Os resultados gerais mostraram que os alunos, mesmo sendo considerados, no início, convencionais, quando incentivados pelo professor, desenvolvem e adquirem competências de sensibilidade e de técnica.Item A Biblioterapia e o Transtorno do Espectro do Autismo(TEA) ): uma revisão bibliográfica.(2016-04-16) Letícia Gomes D’Agostin; Ana Maria Pereira; Daniella Camara Pizarro; Caroline KernO presente trabalho tem como objetivo apresentar a biblioterapia como uma nova proposta de atuação para o campo do bibliotecário, assim como sua utilização no auxílio do tratamento psicológico e terapêutico, para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Trata-se de uma pesquisa de cunho exploratório, por meio de revisão bibliográfica, que busca compreender o conceito de biblioterapia,sua históriae a aplicação de suas ferramentas e desenvolvimento como prática terapêutica. O estudo foirealizadopor meio de análise de seis trabalhos publicados, tendo estabelecido previamente os seguintes termos de busca: Biblioterapia AND Autismo; Biblioterapia AND TEA e Biblioterapia e Transtorno Espectro do Autismo.Para isso, foram verificados títulos, resumos e palavras-chave e analisado o conteúdo abordado de acordo com os descritores selecionados, com isso, seguimos com a validação dos trabalhos recuperados. Os resultados apontam que o uso da biblioterapia como auxílio no tratamento de pessoas com TEA pode ser eficaz, porém, após análise dos dados, identificou-se por meio da revisão de literatura que a biblioterapia ainda é abordada de forma superficial quando se trata do TEA. Conclui-se que entre os anos 2000 até 2021, foram publicados cento e vinte e quatro trabalhos sobre biblioterapia e autismo. Sendo assim, identificou-se que há necessidade de aumento na produção de materiais para pesquisas relacionados ao tema principal para maior aprofundamento.Item A FÁBRICA DE ARTE E SEUS OPERÁRIOS DA CANÇÃO: MÚSICA E MODERNIDADES BRASILEIRAS NA RÁDIO NACIONAL (1936 A 1956)(2020-09-25) CARLOS GREGÓRIO DOS SANTOS GIANELLI; Dra. Márcia Ramos de Oliveira; Eduardo Vicente, Doutor; Rafael Henrique Soares Velloso; Marcos Tadeu Holler, Doutor; Janice GonçalvesEste trabalho pretendeu analisar as ideias de modernidade desenvolvidas na Rádio Nacional examinando sua estrutura física, humana e alguns de seus programas musicais entre 1936 e 1956. Para atingir esse objetivo, apresentamos os parâmetros iniciais sob os quais operavam as primeiras emissoras de rádio no Brasil para, posteriormente, analisarmos a estrutura física e humana da Rádio Nacional e percebermos como esta foi uma referência para as demais estações de rádio e também para os primeiros alicerces da televisão brasileira. A opção por analisar a atuação do radialista Almirante e do maestro Radamés Gnatalli teve por perspectiva destacar aspectos de seus trabalhos que contribuíram para o desenvolvimento das ideias de modernidade. Por fim, abordamos como as celebrações envolvidas nos 20 anos da Rádio Nacional, na análise do Festival de Música Brasileira e de seu Anuário Comemorativo, revelam aspectos importantes das ideias de modernidade para a produção musical no Brasil.Item A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL(2015-12-06) Gislene Santos de Paula e Silva; Eliette Aparecida Aleixo; Eliette Aparecida Aleixo; Willi de Barros Gonçalves; Prof. Dr. Evandro José Lemos da CunhaEste trabalho objetiva realizar uma reflexão sobre a importância do ensino de Arte no currículo do ensino formal, tomando como recorte uma pesquisa realizada em uma escola pública da rede estadual de ensino do Município de Bom Despacho/MG. Tal pesquisa revela uma tentativa de compreender como a arte está inserida no espaço escolar, bem como as formas de intervenção que envolvem essa disciplina. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: observações de aulas de Arte de uma turma do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Coronel Robertinho durante o ano de 2015 e o questionário estruturado para a professora dessa turma observada. A coleta e análise dos dados possibilitou uma reflexão sobre o espaço geralmente ocupado pela disciplina de Arte no contexto escolar da escola na qual se deu a pesquisa. Constatou-se também que, apesar da obrigatoriedade conferida por lei para o ensino de Arte, este ainda não possui a devida importância, como as demais disciplinas do currículo escolar. As reflexões aqui realizadas indicam que o ensino de Arte na escola ainda carece de um trabalho mais efetivo e com maior valorização, o que envolve principalmente uma maior qualificação dos professores que trabalham com tal área na escola fundamental. Verifica-se que a obrigatoriedade desse ensino não é o bastante para garantir a qualidade do trabalho com esta disciplina no currículo escolar. Foi possível constatar que há muito a avançar neste quesito e que mudanças devem começar pela ação primeira do professor, um dos principais responsáveis pelo êxito ou não deste ensino na escola.Item A INCLUSÃO DA CRIANÇA EM PROJETOS SOCIAIS DE EDUCAÇÃO PELO ESPORTE(2007-07-12) BEATRIZ ZACCHI DA CUNHA; PROF. DR. EDISON ROBERTO DE SOUZA; Prof. Dr. Edison Roberto de Souza; Prof. Ms. Júlio Cesar Schmitt da Rocha; Profª Melissa LazarinO esporte, através de projetos sociais, ajuda a desenvolver a criança como um ser social, ligando a educação, a cultura e o esporte. Para tanto se torna necessário um desenvolvimento das competências humanas em paralelo e em conjunto fundamentalmente com as instituições educacionais. Considerando há relevância social de compreender como se dá o processo de inclusão da criança em projetos sociais de educação pelo esporte, este estudo descritivo exploratório teve como perspectiva, investigar, compreender e dimensionar o processo de inclusão de crianças nos Projetos Sociais de Educação pelo Esporte. Na busca dos objetivos do estudo, utilizou-se uma entrevista semi-estruturada com os coordenadores dos Projetos “Brinca Mane” (IAS), Aprendendo pelo Esporte (IGK) e Segundo Tempo (IC). No estudo percebeu-se que tanto os objetivos quanto às metodologias utilizadas pelos projetos tem semelhanças entre si. Isso auxilia na compreensão da inclusão social como um processo não institucional e sim social, onde família, sociedade, escola e projetos obtêm maiores resultados se trabalhados juntos.Item A prática terapêutica do Tai Chi Chuan em um serviço de referência em práticas integrativas e complementares(2023-06-13) Maria Eduarda Cabral; Gisléia Silva; Maria Beatriz GuimarãesO Tai Chi Chuan (TCC) está entre as Práticas Integrativas e Complementares (PICS) mais utilizadas e apresenta, segundo a literatura científica, evidências clínicas para tratamento de diversos problemas de saúde. Entretanto, pouco se sabe sobre o desenvolvimento dessa modalidade no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). Neste sentido, o objetivo do artigo foi compreender a prática terapêutica do TCC em um serviço de referência em PICS no SUS, a partir de um estudo de caso qualitativo com observação participante e entrevistas semiestruturadas com usuários e terapeutas. Observou-se dessemelhanças entre a prática terapêutica do Tai Chi Chuan e as práticas corporais biomédicas, assim como a presença de diretrizes norteadoras de cuidado do SUS, como o acolhimento, a escuta qualificada, o vínculo terapêutico e a integralidade da atenção. Também foi identificada a prevalência de sofrimento mental como motivo de procura pela prática, necessidade de maior apoio financeiro ao serviço e resistência ao uso da Medicina Tradicional Chinesa por parte da rede de apoio de algumas usuárias.Item A REPRESENTAÇÃO DOCUMENTÁRIA DO DOMÍNIO DA ECONOMIA: ANÁLISE DE ESTRUTURAS DE REPRESENTAÇÃO EM LINGUAGENS DOCUMENTÁRIAS E DOCUMENTOS ESPECÍFICOS DE ECONOMIA(2014) HELIOMAR CAVATI SOBRINHO; Mariângela Spotti Lopes Fujita; João Batista Ernesto de Moraes; Dulce Amélia de Brito Neves; Walter Moreira; Milena Polsinelli Rubi; Hellen de Castro Silva CasarinEsta pesquisa investiga a representação documentária do domínio da Economia, por meio da análise das estruturas de representação em Linguagens Documentárias e documentos específicos de Economia, a partir da identificação dos termos dos Boletins de Conjuntura Econômica do Brasil. Tem como objetivo geral, contribuir com o desenvolvimento da representação da informação do domínio da Economia, por meio dos resultados da análise de como a informação é representada nas Linguagens Documentárias e, como objetivos específicos: investigar os aspectos teóricos da representação documentária do domínio da Economia; identificar e descrever a informação nos Boletins de Conjuntura Econômica do Brasil; e, analisar a informação do domínio da Economia representada nas Linguagens Documentárias. Tendo em vista, portanto, a peculiaridade e a importância da informação do domínio da Economia, que serve de suporte para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil, indaga-se: Como a informação do domínio da Economia é representada pelas Linguagens Documentárias? A tese desta pesquisa é de que o aprimoramento da representação da informação do domínio da Economia depende da delimitação do seu conceito e de estudos das Linguagens Documentárias que a representam. Realiza, então, um estudo teórico-metodológico da Representação do Conhecimento e da Linguagem Documentária, no contexto da Ciência da Informação. Apresenta e descreve três Linguagens Documentárias que abrangem o domínio da Economia: o Vocabulário Controlado da USP; o Tesauro ISOC de Economia; e a tradução da Library of Congress Subject Headings utilizada pela Biblioteca Nacional. Conceitua a informação do domínio da Economia. Utiliza, como metodologia, o “Modelo Metodológico Integrado para Construção de Tesauro”, proposto por Cervantes (2009). A pesquisa conclui que este modelo é um instrumento consolidado e exequível para construção de Linguagens Documentárias. Elabora uma estrutura documentária do domínio da Economia tendo, como parâmetro, as estruturas das Linguagens Documentárias e os documentos específicos da área. A partir da compilação do corpus de termos econômicos dos boletins, do seu cotejamento e verificação nas linguagens pesquisadas, classifica-os para, em seguida, apresentar uma proposta de categorização deles no subdomínio “Indicadores Econômicos”, inserindo-os no Vocabulário da USP. Infere que o conceito de informação do domínio da Economia, assim como o conceito de Indicadores Econômicos, consubstanciam-se como sinônimos de informação, pois indicam um “conjunto de significantes” da conjuntura econômica. Representam, assim, aspectos da realidade produtiva do país, de um estado, de um município, ou mesmo de setores específicos, que podem utilizá-los para tomadas de decisão e consequentes investimentos em inovações que resultem em melhoria para a sociedade.Item ACELERANDO A PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA: O EMPREGO DO PENSAMENTO ENXUTO NO PROCESSO EDITORIAL DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS DE ACESSO ABERTO(2018-08-06) DEISI MARTIGNAGO; Jordan Paulesky Juliani; Elaine Rosangela de Oliveira Lucas; Fernando Antonio Forcellini; Elisa Delfini CorrêaA comunicação científica consiste no conjunto de atividades associadas à produção, disseminação e uso da informação, desde o momento em que a ideia para pesquisar é concebida pelo cientista até que a comunicação dos resultados seja aceita como fazendo parte do conhecimento científico. Como principal meio de comunicação científica, destaca-se o periódico científico, e este refere-se a uma publicação periódica em qualquer tipo de suporte destinada a ser publicada indefinidamente. Com o advento da internet, o periódico científico passou por muitas transformações tecnológicas, fazendo a transição de impresso para eletrônico. O que se pode observar foi que essa transição alterou principalmente a distribuição e visibilidade das edições, e no que diz respeito ao processo de edição, apresentam-se como facilitadores o uso de softwares de editoração, troca de informações via e-mail ou disponibilização de forma eletrônica do conteúdo criado. No entanto, as plataformas eletrônicas para gerenciamento de publicação de periódicos científicos são utilizadas para dar suporte informatizado ao desenvolvimento de práticas já existentes no processo das revistas impressas. Muito embora a publicação eletrônica tenha conferido agilidade ao processo e maior visibilidade aos artigos, verifica-se que, em essência, houve somente a migração das revistas tradicionais para o formato digital. Com isso, essa pesquisa trata da proposta de um processo editorial de referência livre de desperdícios, que terá como base os princípios do pensamento enxuto, o lean thinking. O lean thinking refere-se a uma filosofia de gestão que vem ao encontro das necessidades de diminuição do tempo necessário para a conclusão do processo editorial com a aplicação de suas técnicas e ferramentas. A pesquisa foi caracterizada como estudo de caso, pois consiste na análise dos processos editoriais de três revistas de diferentes instituições de ensino a fim de analisar os processos editoriais atuais, propor processos livres de desperdícios e, por fim, sugerir um processo editorial de referência. Os resultados deste estudo identificaram que, por meio das técnicas e ferramentas Lean, foi possível propor um processo editorial futuro ideal e livre de desperdícios e com tempo de publicação consideravelmente reduzido.Item Acessibilidade aos deficientes visuais e físicos nas bibliotecas públicas da Grande Florianópolis: algo concreto ou imaginário?(2011-11-18) Ritchelly da Silva; Maria de Jesus do Nascimento; Daniela Fernanda Assis de Oliveira SpudeitIdentifica a acessibilidade dos deficientes visuais e físicos à biblioteca pública estadual de Santa Catarina e as municipais da grande Florianópolis. Pesquisa de caráter descritivo e exploratório tem como público alvo deficientes visuais com cegueira total ou visão subnormal, e deficientes físicos cadeirantes ou com mobilidade reduzida. Selecionou-se uma amostra constituída das bibliotecas situadas nos municípios de Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu e Santo Amaro da Imperatriz, que totalizaram cinco bibliotecas municipais e uma estadual isto é, 60% do total de dez bibliotecas. Um formulário foi utilizado como instrumento de coleta de dados e o levantamento dos dados foi feito por meio da técnica de observação. Os dados foram analisados qualitativamente, observando-se a infraestrutura e os instrumentos que as bibliotecas disponibilizam para facilitar a acessibilidade aos deficientes visuais e físicos. Foi constatado que nenhuma das bibliotecas públicas oferecem condições adequadas de acessibilidade aos deficientes visuais e físicos.Item Aliança Terapêutica nas Terapias Cognitivo-comportamentais por Videoconferência: uma Revisão da Literatura(2017-05-14) Bianca Aparecida Ribeiro Singulane; Laisa Marcorela Andreoli Sartes; UFMGNos últimos anos houve um aumento do número de usuários da internet no Brasil e no mundo, enquanto as intervenções por videoconferência surgiram como formas de tratamento para diversos transtornos mentais. Sabe-se que a aliança terapêutica é um componente essencial para se implementar a prática psicoterapêutica, porém, não há um consenso sobre sua formação na psicoterapia por videoconferência. Portanto, o presente artigo teve como objetivo realizar uma revisão de literatura acerca da formação e papel da aliança terapêutica nas Terapias Cognitivo-comportamentais (TCC) por videoconferência. Para isso, foi realizada uma busca em quatro bases de dados, Pubmed, Psycarticles, Lilacs e SciELO, com descritores específicos dos dicionários de cada base. No total, foram encontrados 365 artigos, mas apenas nove preencheram os critérios de inclusão baseados no objetivo deste estudo. Observou-se que a maioria dos artigos indicou que a aliança foi alta no decorrer das sessões de TCC por videoconferência, podendo ser comparada com a aliança formada na terapia presencial, e que poucos artigos avaliaram a aliança como fator preditivo de resultados e de adesão. Apesar deste indicativo, este estudo discute as limitações metodológicas dos artigos e indica a necessidade de estudos que tornem mais claras as evidências sobre a formação da aliança e o o seu papel nesta modalidade alternativa de tratamento.Item ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICA DE UM EMPREENDIMENTO IMOBILIÁRIO NO BAIRRO SAGUAÇÚ EM JOINVILLE(2021-08-16) Lucas Augusto de Mouraes Pereira; José Carlos Vieira; Marco Otávio Bley do Nascimento; Luiz Alberto SouzaA análise da viabilidade econômico-financeira de um empreendimento na construção civil é uma importante ferramenta de planejamento e controle, que tem como objetivo auxiliar o investidor na tomada de decisão de realizar ou não um projeto. A otimização de projetos, compreensão de demandas e a previsibilidade de cenários ao longo da obra são características marcantes de um bom estudo de viabilidade e que contribuem para decisões mais assertivas para se atingir o sucesso do empreendimento. Deste modo, o objetivo principal deste trabalho foi avaliar a viabilidade econômico-financeira da demolição de uma residência de 92,34m² e execução de um conjunto de três unidades geminadas no bairro Saguaçú no município de Joinville-SC. Para os objetivos específicos definiu-se como essencial a realização de uma pesquisa sobre o mercado imobiliário local, a definição de um anteprojeto para o terreno, a obtenção dos custos relacionados a execução do empreendimento, a elaboração do cronograma da obra e o estudo da viabilidade e riscos do empreendimento através de indicadores econômicos. Primeiramente, realizou-se a pesquisa de mercado para melhor entender as demandas do setor imobiliário local, seguindo do estudo da legislação vigente para o uso e ocupação do solo. Assim, pôde-se definir o melhor padrão construtivo a ser estudado a partir da elaboração do anteprojeto das unidades geminadas. Finalizada esta etapa, calculou-se o custo de execução do empreendimento e juntamente com a elaboração do cronograma de obra pode-se projetar as receitas e compor do fluxo de caixa. Por fim, foi possível realizar o cálculo da viabilidade econômico-financeira do projeto, através de indicadores econômicos usualmente utilizados para essa categoria de estudo e analisar os possíveis riscos ao longo da execução do empreendimento. A conclusão do estudo de viabilidade econômico-financeira foi que o projeto é viável mas devem ser ponderados os fatores que afetam a lucratividade do empreendimento.Item ANÁLISE DE SISTEMAS DE RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÃO EM REDES PEER-TO-PEER(2010-11-26) FREDERICO CUTTY TEIXEIRA; Angel Freddy Godoy Viera; Clarissa Carneiro Mussi; Heloisa CostaO presente trabalho analisa os sistemas de recuperação de informação em redes peer-to-peer a partir dos fundamentos teóricos da recuperação de informação, usabilidade e redes peer-topeer. A Internet ampliou as possibilidades individuais de produção de bits de informação e seu compartilhamento. Para alcançar os objetivos propostos, buscou-se neste trabalho identificar os recursos disponibilizados pelos sistemas de recuperação de informação das redes peer-to-peer selecionadas, para posterior realização de análise de usabilidade, segundo os critérios ergonômicos de Bastien e Scapin e após isso, concluindo com uma comparação entre os sistemas estudados. Foram identificados por semelhança, programas que tem em comum funcionalidades e identificadas diferenças devido há alguns critérios pré-estabelecidos na pesquisa. As características de recuperação de informação em redes de compartilhamento de arquivos dispõem de fatores relevantes para o presente estudo, tendo em vista o desenvolvimento de novos conhecimentos nesta área.Item ANÁLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DE USINAS HIDRELÉTRICAS: CASO DA USINA HIDRELÉTRICA DE ITÁ(2012-11-21) FERNANDA KLAFKE; Mônica Lopes Gonçalves; José Carlos Vieira; Cátia Regina Silva de Carvalho PintoUma Usina Hidrelétrica é um conjunto de obras e equipamentos cuja finalidade é aproveitar o potencial hidráulico de um rio para através dele gerar energia elétrica. O consumo exacerbado de energia elétrica implica na construção de novas usinas hidrelétricas, fator primordial para o aumento dos impactos ambientais. A identificação destes impactos ambientais será possível através do conhecimento do ecossistema em que a obra será implantada, bem como dos tipos de populações que ela atingirá. O trabalho a seguir tem por objetivo analisar os impactos ambientais causados pela construção da Usina Hidrelétrica de Itá no Oeste Catarinense, analisando especificamente a interferência da barragem na vazão do rio e no ecossistema da região, a viabilidade socioeconômica e ambiental da construção de uma usina hidrelétrica e os impactos provocados sobre o meio antrópico. O embasamento teórico se deu por meio de pesquisas em livros, revistas, teses, além de sites na internet. A pesquisa de campo foi realizada na cidade de Itá através de um questionário aplicado aos moradores afetados com a construção da usina, registros fotográficos e documentos presentes no Centro de Divulgação Ambiental (CDA), e a análise do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA). Os resultados mostraram que os principais impactos foram no meio antrópico, sendo que a interferência da barragem na vazão do rio e no ecossistema da região foram visivelmente perceptíveis, a quantidade de água do rio aumentou e houve um aumento do número de espécies da fauna e flora na percepção dos moradores. Quanto a viabilidade econômica comprova-se que a UH Itá trouxe melhorias à região e foi devidamente estudada, ou seja, os impactos previstos no RIMA não diferiram muito daqueles comprovados após sua implantação. Os impactos provocados no meio antrópico foram sentidos profundamente, principalmente no deslocamento de moradores. Por fim, conclui-se que os impactos ambientais devem ser primeiramente analisados cautelosamente, com o intuito de estudar as possibilidades de redução dos mesmos, ou ainda estudar a possibilidade de um novo local para implantar o empreendimento desejado.Item “AOS QUE VIRÃO DEPOIS DE NÓS” UM OLHAR SOBRE O EXPERIMENTO COM A PEÇA DIDÁTICA(2008-01-01) LIA AIRES DA SILVA MOTTA; Beatriz Ângela Vieira Cabral; Beatriz Ângela Vieira Cabral; Beatriz Ângela Vieira CabralEste trabalho de conclusão de curso apresenta a teoria da peça didática brechtiana, seu contexto histórico e suas características. Também é parte desta pesquisa a exposição de uma prática realizada com a peça didática como metodologia do ensino do teatro. Com este trabalho apresento algumas idéias que me acompanharam durante minha jornada acadêmica relacionadas à educação. Para isso proponho no terceiro capitulo um diálogo com dois representantes da pedagogia crítica atual, a fim de discutir a relevância da metodologia apresentada para os atuais contextos da educação pública no Brasil.Item As assinaturas de Machado de Assis: estudo sobre as figurações da autoria(2021-02-09) FERNANDO BORSATO DOS SANTOS; Hélio de Seixas Guimarães; Hélio de Seixas Guimarães; João Adolfo Hansen; Lúcia Granja; Wilton José MarquesEsta dissertação propõe o estudo sistemático das assinaturas empregadas por Machado de Assis, ou a ele atribuídas, ao longo de sua obra, considerando-se “obra” a totalidade dos textos incluídos e reconhecidos sob esse nome. Na pesquisa, foram identificadas 87 assinaturas, que englobam variações do nome civil do escritor, iniciais, pseudônimos e criptônimos, utilizados nos diversos gêneros que praticou. Verifica-se, aqui, que ao compor seus livros em torno da assinatura “Machado de Assis”, estampada na capa de todos os volumes que publicou em vida, o escritor trabalha incessantemente na unificação, afirmação, e institucionalização de seu nome de autor e de sua imagem autoral. Por outro lado, também trabalha incessantemente na desestabilização e refração desse nome e dessa imagem por meio da variedade de formas com as quais assinou seus textos em periódicos e manuscritos, bem como pela proliferação de instâncias narrativas e autorais que produziu em seus textos ficcionais. Observa-se também que as fronteiras entre “dentro” e “fora”, “vida” e “obra”, “autor” e “narrador” são borradas pela concorrência de assinaturas e pelo uso de outros paratextos, ferramentas que possibilitam o paradoxo da junção dessa dupla condição de dispersão e unidade. Esse talvez seja um dos principais temas machadianos, que vêm à tona na problematização da dispersão e unidade das coletâneas de contos, como se dá nas advertências de Papéis avulsos e Várias histórias, ou na afirmação de um “pensamento interior e único” a organizar um romance tão fragmentário como Esaú e Jacó, ou ainda na multiplicação de instâncias narrativas e autorais identificadas a personagens como Brás Cubas, Bento Santiago e Aires. O duplo sucesso da realização desses movimentos contrários se verifica, por um lado, nas diversas interpretações e apropriações de sua obra, de seus paratextos, autores e narradores; e, por outro, no poder simbólico e institucional de seu nome de autor, capaz de engajar gerações de leitores e críticos interessados nas obras associadas ao nome “Machado de Assis” e na associação de suas próprias assinaturas à do escritor.Item AS IMAGENS DO COTIDIANO NAS AULAS DE ARTES(2010-12-06) ALESSANDRO DA ROCHA MATILDE; Prof. MSc. Mirian Jane Medeiros Plácido; Prof. MSc. Mirian Jane Medeiros Plácido; Prof. MSc. Mirian Jane Medeiros PlácidoEsta pesquisa de natureza qualitativa tem como finalidade refletir sobre o uso da comunicação visual em sala de aula, investigando seu uso diante do professor/aluno, diferenciando o processo técnico do artístico. Deste modo a investigação vem com a pretensão de discorrer sobre uma lente teórica que contempla uma discussão sobre arte, educação e comunicação visual que é o fio condutor desta investigação. Proponho um diálogo a partir da comunicação visual do outdoor como vivência nas aulas de arte. Neste sentido apresento o seguinte problema: É possível utilizar com alunos os outdoors, veículos de comunicação visual que comportam signos e símbolos, como uma das linguagens artísticas em sala de aula. Delineei como objetivo geral, ampliar o conhecimento sobre as diferentes possibilidades de utilizar os veículos de comunicação visual nas aulas de arte. Tendo como objetivos específicos: discorrer sobre o conhecimento teórico dos outdoors enquanto linguagem da arte e suas possíveis relações com o nosso cotidiano; perceber o que os jovens falam sobre suas experiências com a comunicação visual evidenciando a importância dos meios de comunicações visuais, e empregar experiências de comunicação visual. A proposta metodológica envolve uma pesquisa de campo com aplicação de questionário. O recorte da pesquisa, ou seja, a pesquisa de campo acontece com a turma de alunos de Ensino Médio. Além da aplicação do questionário os alunos vivenciaram diferentes atividades referente a comunicação visual. Ao término deste trabalho percebi que a utilização da comunicação visual é bem aceita pelos alunos, e esta linguagem contemplaria o que aponta o PCN.Item Caminho do Samba o samba pernambucano como instrumento da educação musical escolar da rede básica de ensino.(2023-10-31) Gabriela de Almeida Apolonio; Ana Carolina Nunes do Couto; Klesia Garcia Andrade; Ana Carolina Nunes do Couto; Carlos Sandroni; Luan Sodré de Souza; Klesia Garcia AndradeA presente dissertação apresenta os resultados do projeto de pesquisa “Caminho do samba: o samba pernambucano como instrumento da educação musical escolar da rede básica de ensino”, que teve por objetivo o de investigar as contribuições trazidas pela cartilha “Samba de PE - Caminho do Samba” para o processo de ensino aprendizagem musical de adolescentes no contexto da escola básica. Tendo por base as discussões sobre musicalização e escola básica (Penna, 1990; 2002), ensino da música, juventude e escola básica (Arroyo, 2013); ensino da música, escola básica e cultura local (Souza, 2020; Queiroz, 2013). A pesquisa teve por caminho metodológico a pesquisa-ação, desenvolvida entre os meses de abril e outubro do ano de 2022 em uma turma de adolescentes, do nono ano de uma escola pública do ensino fundamental do município de Jaboatão dos Guararapes (PE). Tendo por resultado, a percepção de que o trabalho com a cartilha permitiu diferentes possibilidades de ensino-aprendizagem musical na escola básica, com uma aprendizagem colaborativa entre pares, valorização do saber dos alunos e alunas e o diálogo com os fazedores de samba de Pernambuco.Item CIÊNCIAS PARA ALUNOS SURDOS: uma questão de acessibilidade(2019-11-30) Daniela Campos Mendes de Barros; Terezinha Cristina da Costa Rocha; Magno Inácio dos SantosEsse estudo teve como objetivo abordar a acessibilidade do ensino de ciências e a sua contribuição para a proteção da saúde, através do tema: a prevenção do Papiloma Vírus Humano (HPV). A pesquisa foi realizada em uma escola pública de Belo Horizonte e teve como foco especial estudantes surdos de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental. O estudo foi feito por meio de uma abordagem qualitativa, através da observação participante e com a aplicação de uma sequência didática que teve como tema o HPV. Os dados foram obtidos com o suporte de instrumentos como diário de campo, filmagens, grupo focais e questionários. Os dados coletados foram discutidos por meio da análise de conteúdo. Apesar do pequeno número de participantes, o que torna os resultados não generalizáveis, foi possível observar desafios de interação e de acesso às informações sobre saúde, o que pode representar uma maior vulnerabilidade da população surda comparada a outros grupos. O estudo permitiu também reflexões sobre o papel do professor e do intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos processos de ensino-aprendizado dos estudantes surdos.Item COMPOSIÇÃO DE OBRAS PARA PANDEIRO BRASILEIRO SOLO NO CONTEXTO DA MÚSICA DE CONCERTO(2022-06-15) VITOR LYRA BIAGIONI; Cesar Adriano Traldi; Cesar Adriano Traldi; Daniel Luís Barreiro; Cleber da Silveira CamposO pandeiro brasileiro se configura como um símbolo nacional e é reconhecido internacionalmente como um instrumento genuinamente brasileiro. Sua função normalmente é de realizar a condução rítmica. A presente pesquisa visa a adaptação e utilização do instrumento em linguagens composicionais da música de concerto, ambiente musical em que o pandeiro foi ainda pouco explorado. Conjuntamente, inserimos o instrumento na função de solista, visando a transformação da funcionalidade tradicional empregada (acompanhador). Como resultado, apresentamos sete obras solo que utilizam e empregam esses conceitos musicais.Item Considerações sobre os desenhos de Sandro Botticelli para a Divina Comédia(2007-12-04) Paula Ferreira Vermeersch; Márcio Selimann-Silva; Márcio Selimann-Silva; Carlos Eduardo Ornelas Berriel; Luciano Miliaccio; Luiz César Marques Filho; Mário Henrique D'Aostino; Eduardo Sterzi; Jens Baumarten; Nancy Ridel KaplanA tese aborda alguns aspectos dos desenhos que o pintor florentino Alessandro di Marianni di Vanni Filipepi, dito Sandro Botticelli (1445-1510), realizou, em data incerta entre 1480 e 1500, para a ilustração da Divina Comédia de Dante Alighieri (1265-1321). Tais desenhos, feitos sobre pergaminho, foram separados durante séculos e sempre muito pouco se soube a seu respeito. Eles formam, ademais, o cerne de uma série de reflexões sobre o papel das artes figurativas no chamado Renascimento italiano, as quais envolvem as seguintes temáticas: a relação entre palavra e imagem; a presença de um diálogo com a tradição anterior de manuscritos ilustrados para o poema de Dante; o debate entre os comentadores da Comédia e a intersecção de projetos intelectuais, nas cidades italianas de fins do Quattrocento, sobre a recepção e compreensão do legado de Dante, como é o caso da primeira edição do Comento Sopra La Comedia, de 1481, do humanista Cristoforo Landino (1425-1498), e os incunábulos e as edições posteriores; e a visão de que, mais do que ilustrador, Botticelli também foi um comentador da Comédia, a partir de análises de algumas iconografias de seus desenhos.