Bibliotecas Digitais II
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Item ESTUDO DA DENSIDADE POPULACIONAL DO BUGIO-RUIVO Alouatta guariba clamitans (CABRERA, 1940) (PRIMATES, ATELIDAE) NAS FORMAÇÕES FLORESTAIS DO MORRO DO CAMPISTA, PARQUE ESTADUAL DE ITAPUÃ, VIAMÃO, RS(2001-02-01) Gerson Buss; Profa Dra Helena P. Romanowski; Prof. Dr. Júlio César Bicca-Marques; Prof. Dr. Paulo Oliveira; Profa Dra Sandra M. Hartz; Prof. Dr. Anthony B. RylandsNão temItem Educação Física Escolar Indígena: O Programa Segundo Tempo e sua Importância na Revitalização dos Jogos Tradicionais das Crianças do Povo Baré na Escola Municipal de Terra PretaRio Negro – Manaus/ Amazonas(2006-05-02) Jhones Rodrigues Pereira; Paulo Henrique Azevedo; Paulo Henrique Azevêdo; Jônatas de França BarrosEsta pesquisa mostra a importância da inserção do Programa segundo Tempo na revitalização dos jogos tradicionais das crianças Baré, da Comunidade Indígena Terra Preta - Manaus/ Amazonas. Analisa a forma como o Programa pode contribuir para a inclusão social dessas crianças em esportes não tradicionais praticados por determinada comunidade. Aborda a relevância de se revitalizar e manter os jogos tradicionais desse povo, como forma de contribuir para a preservação dos saberes milenares indígenas; além de proporcionar às crianças e adultos, constante divertimento e convívio social prazeroso e harmonioso. A condução metodológica da investigação partiu da análise de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, cujas técnicas de pesquisa foram: roteiro aberto (questionário) de entrevista; observação participante e o registro de observações a respeito do cotidiano da comunidade. Para registrar os dados coletados foram utilizados os seguintes instrumentos: gravador e diário de campo. A escolha desses instrumentos foi um indicativo da comunidade Baré, que demonstrou uma certa preocupação, em não poder contribuir para o teor desta, por não dominarem muito bem a escrita. Este trabalho apresenta uma abordagem histórica do Povo Baré, enfocando o lúdico indígena, os jogos tradicionais e não tradicionais da etnia e a inclusão social que o Programa Segundo Tempo poderá abranger. Os resultados evidenciam que o Programa Segundo Tempo, em articulação com as comunidades indígenas, pode contribuir para a revitalização do patrimônio material e imaterial dos Povos Indígenas.Item A INCLUSÃO DA CRIANÇA EM PROJETOS SOCIAIS DE EDUCAÇÃO PELO ESPORTE(2007-07-12) BEATRIZ ZACCHI DA CUNHA; PROF. DR. EDISON ROBERTO DE SOUZA; Prof. Dr. Edison Roberto de Souza; Prof. Ms. Júlio Cesar Schmitt da Rocha; Profª Melissa LazarinO esporte, através de projetos sociais, ajuda a desenvolver a criança como um ser social, ligando a educação, a cultura e o esporte. Para tanto se torna necessário um desenvolvimento das competências humanas em paralelo e em conjunto fundamentalmente com as instituições educacionais. Considerando há relevância social de compreender como se dá o processo de inclusão da criança em projetos sociais de educação pelo esporte, este estudo descritivo exploratório teve como perspectiva, investigar, compreender e dimensionar o processo de inclusão de crianças nos Projetos Sociais de Educação pelo Esporte. Na busca dos objetivos do estudo, utilizou-se uma entrevista semi-estruturada com os coordenadores dos Projetos “Brinca Mane” (IAS), Aprendendo pelo Esporte (IGK) e Segundo Tempo (IC). No estudo percebeu-se que tanto os objetivos quanto às metodologias utilizadas pelos projetos tem semelhanças entre si. Isso auxilia na compreensão da inclusão social como um processo não institucional e sim social, onde família, sociedade, escola e projetos obtêm maiores resultados se trabalhados juntos.Item Considerações sobre os desenhos de Sandro Botticelli para a Divina Comédia(2007-12-04) Paula Ferreira Vermeersch; Márcio Selimann-Silva; Márcio Selimann-Silva; Carlos Eduardo Ornelas Berriel; Luciano Miliaccio; Luiz César Marques Filho; Mário Henrique D'Aostino; Eduardo Sterzi; Jens Baumarten; Nancy Ridel KaplanA tese aborda alguns aspectos dos desenhos que o pintor florentino Alessandro di Marianni di Vanni Filipepi, dito Sandro Botticelli (1445-1510), realizou, em data incerta entre 1480 e 1500, para a ilustração da Divina Comédia de Dante Alighieri (1265-1321). Tais desenhos, feitos sobre pergaminho, foram separados durante séculos e sempre muito pouco se soube a seu respeito. Eles formam, ademais, o cerne de uma série de reflexões sobre o papel das artes figurativas no chamado Renascimento italiano, as quais envolvem as seguintes temáticas: a relação entre palavra e imagem; a presença de um diálogo com a tradição anterior de manuscritos ilustrados para o poema de Dante; o debate entre os comentadores da Comédia e a intersecção de projetos intelectuais, nas cidades italianas de fins do Quattrocento, sobre a recepção e compreensão do legado de Dante, como é o caso da primeira edição do Comento Sopra La Comedia, de 1481, do humanista Cristoforo Landino (1425-1498), e os incunábulos e as edições posteriores; e a visão de que, mais do que ilustrador, Botticelli também foi um comentador da Comédia, a partir de análises de algumas iconografias de seus desenhos.Item “AOS QUE VIRÃO DEPOIS DE NÓS” UM OLHAR SOBRE O EXPERIMENTO COM A PEÇA DIDÁTICA(2008-01-01) LIA AIRES DA SILVA MOTTA; Beatriz Ângela Vieira Cabral; Beatriz Ângela Vieira Cabral; Beatriz Ângela Vieira CabralEste trabalho de conclusão de curso apresenta a teoria da peça didática brechtiana, seu contexto histórico e suas características. Também é parte desta pesquisa a exposição de uma prática realizada com a peça didática como metodologia do ensino do teatro. Com este trabalho apresento algumas idéias que me acompanharam durante minha jornada acadêmica relacionadas à educação. Para isso proponho no terceiro capitulo um diálogo com dois representantes da pedagogia crítica atual, a fim de discutir a relevância da metodologia apresentada para os atuais contextos da educação pública no Brasil.Item ANÁLISE DE SISTEMAS DE RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÃO EM REDES PEER-TO-PEER(2010-11-26) FREDERICO CUTTY TEIXEIRA; Angel Freddy Godoy Viera; Clarissa Carneiro Mussi; Heloisa CostaO presente trabalho analisa os sistemas de recuperação de informação em redes peer-to-peer a partir dos fundamentos teóricos da recuperação de informação, usabilidade e redes peer-topeer. A Internet ampliou as possibilidades individuais de produção de bits de informação e seu compartilhamento. Para alcançar os objetivos propostos, buscou-se neste trabalho identificar os recursos disponibilizados pelos sistemas de recuperação de informação das redes peer-to-peer selecionadas, para posterior realização de análise de usabilidade, segundo os critérios ergonômicos de Bastien e Scapin e após isso, concluindo com uma comparação entre os sistemas estudados. Foram identificados por semelhança, programas que tem em comum funcionalidades e identificadas diferenças devido há alguns critérios pré-estabelecidos na pesquisa. As características de recuperação de informação em redes de compartilhamento de arquivos dispõem de fatores relevantes para o presente estudo, tendo em vista o desenvolvimento de novos conhecimentos nesta área.Item AS IMAGENS DO COTIDIANO NAS AULAS DE ARTES(2010-12-06) ALESSANDRO DA ROCHA MATILDE; Prof. MSc. Mirian Jane Medeiros Plácido; Prof. MSc. Mirian Jane Medeiros Plácido; Prof. MSc. Mirian Jane Medeiros PlácidoEsta pesquisa de natureza qualitativa tem como finalidade refletir sobre o uso da comunicação visual em sala de aula, investigando seu uso diante do professor/aluno, diferenciando o processo técnico do artístico. Deste modo a investigação vem com a pretensão de discorrer sobre uma lente teórica que contempla uma discussão sobre arte, educação e comunicação visual que é o fio condutor desta investigação. Proponho um diálogo a partir da comunicação visual do outdoor como vivência nas aulas de arte. Neste sentido apresento o seguinte problema: É possível utilizar com alunos os outdoors, veículos de comunicação visual que comportam signos e símbolos, como uma das linguagens artísticas em sala de aula. Delineei como objetivo geral, ampliar o conhecimento sobre as diferentes possibilidades de utilizar os veículos de comunicação visual nas aulas de arte. Tendo como objetivos específicos: discorrer sobre o conhecimento teórico dos outdoors enquanto linguagem da arte e suas possíveis relações com o nosso cotidiano; perceber o que os jovens falam sobre suas experiências com a comunicação visual evidenciando a importância dos meios de comunicações visuais, e empregar experiências de comunicação visual. A proposta metodológica envolve uma pesquisa de campo com aplicação de questionário. O recorte da pesquisa, ou seja, a pesquisa de campo acontece com a turma de alunos de Ensino Médio. Além da aplicação do questionário os alunos vivenciaram diferentes atividades referente a comunicação visual. Ao término deste trabalho percebi que a utilização da comunicação visual é bem aceita pelos alunos, e esta linguagem contemplaria o que aponta o PCN.Item Acessibilidade aos deficientes visuais e físicos nas bibliotecas públicas da Grande Florianópolis: algo concreto ou imaginário?(2011-11-18) Ritchelly da Silva; Maria de Jesus do Nascimento; Daniela Fernanda Assis de Oliveira SpudeitIdentifica a acessibilidade dos deficientes visuais e físicos à biblioteca pública estadual de Santa Catarina e as municipais da grande Florianópolis. Pesquisa de caráter descritivo e exploratório tem como público alvo deficientes visuais com cegueira total ou visão subnormal, e deficientes físicos cadeirantes ou com mobilidade reduzida. Selecionou-se uma amostra constituída das bibliotecas situadas nos municípios de Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu e Santo Amaro da Imperatriz, que totalizaram cinco bibliotecas municipais e uma estadual isto é, 60% do total de dez bibliotecas. Um formulário foi utilizado como instrumento de coleta de dados e o levantamento dos dados foi feito por meio da técnica de observação. Os dados foram analisados qualitativamente, observando-se a infraestrutura e os instrumentos que as bibliotecas disponibilizam para facilitar a acessibilidade aos deficientes visuais e físicos. Foi constatado que nenhuma das bibliotecas públicas oferecem condições adequadas de acessibilidade aos deficientes visuais e físicos.Item ANÁLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DE USINAS HIDRELÉTRICAS: CASO DA USINA HIDRELÉTRICA DE ITÁ(2012-11-21) FERNANDA KLAFKE; Mônica Lopes Gonçalves; José Carlos Vieira; Cátia Regina Silva de Carvalho PintoUma Usina Hidrelétrica é um conjunto de obras e equipamentos cuja finalidade é aproveitar o potencial hidráulico de um rio para através dele gerar energia elétrica. O consumo exacerbado de energia elétrica implica na construção de novas usinas hidrelétricas, fator primordial para o aumento dos impactos ambientais. A identificação destes impactos ambientais será possível através do conhecimento do ecossistema em que a obra será implantada, bem como dos tipos de populações que ela atingirá. O trabalho a seguir tem por objetivo analisar os impactos ambientais causados pela construção da Usina Hidrelétrica de Itá no Oeste Catarinense, analisando especificamente a interferência da barragem na vazão do rio e no ecossistema da região, a viabilidade socioeconômica e ambiental da construção de uma usina hidrelétrica e os impactos provocados sobre o meio antrópico. O embasamento teórico se deu por meio de pesquisas em livros, revistas, teses, além de sites na internet. A pesquisa de campo foi realizada na cidade de Itá através de um questionário aplicado aos moradores afetados com a construção da usina, registros fotográficos e documentos presentes no Centro de Divulgação Ambiental (CDA), e a análise do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA). Os resultados mostraram que os principais impactos foram no meio antrópico, sendo que a interferência da barragem na vazão do rio e no ecossistema da região foram visivelmente perceptíveis, a quantidade de água do rio aumentou e houve um aumento do número de espécies da fauna e flora na percepção dos moradores. Quanto a viabilidade econômica comprova-se que a UH Itá trouxe melhorias à região e foi devidamente estudada, ou seja, os impactos previstos no RIMA não diferiram muito daqueles comprovados após sua implantação. Os impactos provocados no meio antrópico foram sentidos profundamente, principalmente no deslocamento de moradores. Por fim, conclui-se que os impactos ambientais devem ser primeiramente analisados cautelosamente, com o intuito de estudar as possibilidades de redução dos mesmos, ou ainda estudar a possibilidade de um novo local para implantar o empreendimento desejado.Item A REPRESENTAÇÃO DOCUMENTÁRIA DO DOMÍNIO DA ECONOMIA: ANÁLISE DE ESTRUTURAS DE REPRESENTAÇÃO EM LINGUAGENS DOCUMENTÁRIAS E DOCUMENTOS ESPECÍFICOS DE ECONOMIA(2014) HELIOMAR CAVATI SOBRINHO; Mariângela Spotti Lopes Fujita; João Batista Ernesto de Moraes; Dulce Amélia de Brito Neves; Walter Moreira; Milena Polsinelli Rubi; Hellen de Castro Silva CasarinEsta pesquisa investiga a representação documentária do domínio da Economia, por meio da análise das estruturas de representação em Linguagens Documentárias e documentos específicos de Economia, a partir da identificação dos termos dos Boletins de Conjuntura Econômica do Brasil. Tem como objetivo geral, contribuir com o desenvolvimento da representação da informação do domínio da Economia, por meio dos resultados da análise de como a informação é representada nas Linguagens Documentárias e, como objetivos específicos: investigar os aspectos teóricos da representação documentária do domínio da Economia; identificar e descrever a informação nos Boletins de Conjuntura Econômica do Brasil; e, analisar a informação do domínio da Economia representada nas Linguagens Documentárias. Tendo em vista, portanto, a peculiaridade e a importância da informação do domínio da Economia, que serve de suporte para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil, indaga-se: Como a informação do domínio da Economia é representada pelas Linguagens Documentárias? A tese desta pesquisa é de que o aprimoramento da representação da informação do domínio da Economia depende da delimitação do seu conceito e de estudos das Linguagens Documentárias que a representam. Realiza, então, um estudo teórico-metodológico da Representação do Conhecimento e da Linguagem Documentária, no contexto da Ciência da Informação. Apresenta e descreve três Linguagens Documentárias que abrangem o domínio da Economia: o Vocabulário Controlado da USP; o Tesauro ISOC de Economia; e a tradução da Library of Congress Subject Headings utilizada pela Biblioteca Nacional. Conceitua a informação do domínio da Economia. Utiliza, como metodologia, o “Modelo Metodológico Integrado para Construção de Tesauro”, proposto por Cervantes (2009). A pesquisa conclui que este modelo é um instrumento consolidado e exequível para construção de Linguagens Documentárias. Elabora uma estrutura documentária do domínio da Economia tendo, como parâmetro, as estruturas das Linguagens Documentárias e os documentos específicos da área. A partir da compilação do corpus de termos econômicos dos boletins, do seu cotejamento e verificação nas linguagens pesquisadas, classifica-os para, em seguida, apresentar uma proposta de categorização deles no subdomínio “Indicadores Econômicos”, inserindo-os no Vocabulário da USP. Infere que o conceito de informação do domínio da Economia, assim como o conceito de Indicadores Econômicos, consubstanciam-se como sinônimos de informação, pois indicam um “conjunto de significantes” da conjuntura econômica. Representam, assim, aspectos da realidade produtiva do país, de um estado, de um município, ou mesmo de setores específicos, que podem utilizá-los para tomadas de decisão e consequentes investimentos em inovações que resultem em melhoria para a sociedade.Item A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL(2015-12-06) Gislene Santos de Paula e Silva; Eliette Aparecida Aleixo; Eliette Aparecida Aleixo; Willi de Barros Gonçalves; Prof. Dr. Evandro José Lemos da CunhaEste trabalho objetiva realizar uma reflexão sobre a importância do ensino de Arte no currículo do ensino formal, tomando como recorte uma pesquisa realizada em uma escola pública da rede estadual de ensino do Município de Bom Despacho/MG. Tal pesquisa revela uma tentativa de compreender como a arte está inserida no espaço escolar, bem como as formas de intervenção que envolvem essa disciplina. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: observações de aulas de Arte de uma turma do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Coronel Robertinho durante o ano de 2015 e o questionário estruturado para a professora dessa turma observada. A coleta e análise dos dados possibilitou uma reflexão sobre o espaço geralmente ocupado pela disciplina de Arte no contexto escolar da escola na qual se deu a pesquisa. Constatou-se também que, apesar da obrigatoriedade conferida por lei para o ensino de Arte, este ainda não possui a devida importância, como as demais disciplinas do currículo escolar. As reflexões aqui realizadas indicam que o ensino de Arte na escola ainda carece de um trabalho mais efetivo e com maior valorização, o que envolve principalmente uma maior qualificação dos professores que trabalham com tal área na escola fundamental. Verifica-se que a obrigatoriedade desse ensino não é o bastante para garantir a qualidade do trabalho com esta disciplina no currículo escolar. Foi possível constatar que há muito a avançar neste quesito e que mudanças devem começar pela ação primeira do professor, um dos principais responsáveis pelo êxito ou não deste ensino na escola.Item O romântico contemporâneo(2015-12-18) Ariel Ferreira Costa; Maria Angélica Melendi Biasizzo; Maria Angélica Melendi Biasizzo; Eduardo Antonio de Jesus; Mário César de Azevedo; Maria Elisa Martins Campos do Amaral; Sebastião Brandão MiguelO Romântico Contemporâneo é uma pesquisa sobre alguns aspectos do romantismo que atravessaram a modernidade e continuam prevalentes na arte contemporânea, em especial as aproximações entre arte e vida, a Paisagem, o Sublime, reflexões sobre a subjetividade criativa, conceitos de crítica de arte e a noção de Sagrado. Trabalhos de arte autorais desenvolvidos e expostos entre 2005 e 2014 serão usados como oportunidade para o pensamento de crítica. Para tanto são convocados teóricos como Walter Benjamin, Giorgio Agamben, George Bataille e Boris Groys. As reflexões se dirigem até uma forma de arte que prescinde de objetos de arte, como performances, ações e intervenções artísticas em espaço público, que são conhecidos através de registros fotográficos e narrativas textuais. A cidade de Belo Horizonte no início do século XXI, como a Praça 7, as ruas do centro da capital, os córregos pavimentados e a multidão são o solo sociológico político e histórico onde se situam a maior parte dos trabalhos narradosItem Criar para aprender: a produção de documentário na escola(2016-03-08) Natália Sampaio de Carvalho Braga; Katia Augusta Macial; Consuelo da Liz Lins; Fernando Souza GerheimEste projeto visa contribuir com os estudos de articulação entre cinema e educação, promovendo uma análise da potência da inserção da produção de documentário em contexto escolar. Para tanto, trabalha a ideia de que a escola é estruturada enquanto um complexo sistema de normatização, que tende a afastar o aluno por não se reconhecer nas atividades desenvolvidas durante o processo de ensino-aprendizagem. Diante deste cenário, defende-se aqui a ideia de que é necessário pensar em alternativas que permitam uma transformação das relações escolares, valorizando a singularidade dos alunos, visando a formação de sujeitos críticos, criativos e dispostos a se engajar em uma compreensão do outro. Assim, propõe-se que a produção de documentário é um dos instrumentos com maior potencial para alcançar estes objetivos, permitindo aos estudantes reconhecerem-se em funções diversas, desenvolverem habilidades de relações em grupo, além de promover uma experiência prática de imersão em um encontro com a diferença que demanda uma responsabilidade ética.Item A Biblioterapia e o Transtorno do Espectro do Autismo(TEA) ): uma revisão bibliográfica.(2016-04-16) Letícia Gomes D’Agostin; Ana Maria Pereira; Daniella Camara Pizarro; Caroline KernO presente trabalho tem como objetivo apresentar a biblioterapia como uma nova proposta de atuação para o campo do bibliotecário, assim como sua utilização no auxílio do tratamento psicológico e terapêutico, para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Trata-se de uma pesquisa de cunho exploratório, por meio de revisão bibliográfica, que busca compreender o conceito de biblioterapia,sua históriae a aplicação de suas ferramentas e desenvolvimento como prática terapêutica. O estudo foirealizadopor meio de análise de seis trabalhos publicados, tendo estabelecido previamente os seguintes termos de busca: Biblioterapia AND Autismo; Biblioterapia AND TEA e Biblioterapia e Transtorno Espectro do Autismo.Para isso, foram verificados títulos, resumos e palavras-chave e analisado o conteúdo abordado de acordo com os descritores selecionados, com isso, seguimos com a validação dos trabalhos recuperados. Os resultados apontam que o uso da biblioterapia como auxílio no tratamento de pessoas com TEA pode ser eficaz, porém, após análise dos dados, identificou-se por meio da revisão de literatura que a biblioterapia ainda é abordada de forma superficial quando se trata do TEA. Conclui-se que entre os anos 2000 até 2021, foram publicados cento e vinte e quatro trabalhos sobre biblioterapia e autismo. Sendo assim, identificou-se que há necessidade de aumento na produção de materiais para pesquisas relacionados ao tema principal para maior aprofundamento.Item Aliança Terapêutica nas Terapias Cognitivo-comportamentais por Videoconferência: uma Revisão da Literatura(2017-05-14) Bianca Aparecida Ribeiro Singulane; Laisa Marcorela Andreoli Sartes; UFMGNos últimos anos houve um aumento do número de usuários da internet no Brasil e no mundo, enquanto as intervenções por videoconferência surgiram como formas de tratamento para diversos transtornos mentais. Sabe-se que a aliança terapêutica é um componente essencial para se implementar a prática psicoterapêutica, porém, não há um consenso sobre sua formação na psicoterapia por videoconferência. Portanto, o presente artigo teve como objetivo realizar uma revisão de literatura acerca da formação e papel da aliança terapêutica nas Terapias Cognitivo-comportamentais (TCC) por videoconferência. Para isso, foi realizada uma busca em quatro bases de dados, Pubmed, Psycarticles, Lilacs e SciELO, com descritores específicos dos dicionários de cada base. No total, foram encontrados 365 artigos, mas apenas nove preencheram os critérios de inclusão baseados no objetivo deste estudo. Observou-se que a maioria dos artigos indicou que a aliança foi alta no decorrer das sessões de TCC por videoconferência, podendo ser comparada com a aliança formada na terapia presencial, e que poucos artigos avaliaram a aliança como fator preditivo de resultados e de adesão. Apesar deste indicativo, este estudo discute as limitações metodológicas dos artigos e indica a necessidade de estudos que tornem mais claras as evidências sobre a formação da aliança e o o seu papel nesta modalidade alternativa de tratamento.Item KEN SARO-WIWA, PRESENTE!”: DISCUSSÕES SOBRE ARTE, ATIVISMO E RACISMO AMBIENTAL(2017-07-28) ELISA RODRIGUES DASSOLER; Célia Maria Antonacci Ramos; Andréia da Silva MoassabKen Saro-Wiwa foi um reconhecido escritor, produtor e ativista nigeriano que dedicou a maior parte da sua vida lutando contra a marginalização de grupos étnicos minoritários e a exploração abusiva de petróleo na região do Delta do Níger, naNigéria. Em 1990, em Ogoni, sua terra natal, Ken Saro-Wiwa organizou o Movimento pela Sobrevivência do Povo Ogoni (MOSOP), um ativismo de insurgência indígena contra o colonialismo energético que, em 1993, expulsou a Shell de seu território após uma manifestação histórica com trezentas mil pessoas. Identificado como figura chave e porta-voz do movimento, Ken Saro-Wiwa foi preso várias vezes. Em 1995, ao lado de mais oito ativistas do MOSOP, Ken Saro-Wiwa foi julgado por um tribunal militar fraudulento e condenado à pena de morte. Rememorado como mártir e símbolo do movimento de resistência pacífica em Ogoni, sua história de ativismo contra o genocídio e as práticas de racismo ambiental no Delta do Níger permanece viva, presente. Com o objetivo de investigar seu legado, realizei em 2015, por ocasião dos vinte anos de sua morte, um Estágio Sanduíche em Londres onde pude participar e documentar uma intensa movimentação artística em sua homenagem e em solidariedade à resistência do povo ogoni. Como resultado, apresento o documentário longa-metragem “Ken Saro-Wiwa, presente!” e este estudo, escrito a partir de uma perspectiva teórico-metodológica interdisciplinar, especialmente construída no diálogo com autores dos chamados estudos pós-coloniais e do pensamento descolonial. Neste trabalho, apresento o conceito de racismo ambiental, contextualizo a história de Ken Saro-Wiwa, do MOSOP e da exploração de petróleo no Delta do Níger, e discuto a relevância política e cultural de projetos artísticos dedicados à memória de Ken Saro-Wiwa em Londres. Reconhecendo as interdependências entre os lugares e o papel que Londres ocupa nas geopolíticen Saro-Wiwa foi um reconhecido escritor, produtor e ativista nigeriano que dedicou a maior parte da sua vida lutando contra a marginalização de grupos étnicos minoritários e a exploração abusiva de petróleo na região do Delta do Níger, na Nigéria. Em 1990, em Ogoni, sua terra natal, Ken Saro-Wiwa organizou o Movimento pela Sobrevivência do Povo Ogoni (MOSOP), um ativismo de insurgência indígena contra o colonialismo energético que, em 1993, expulsou a Shell de seu território após uma manifestação histórica com trezentas mil pessoas. Identificado como figura chave e porta-voz do movimento, Ken Saro-Wiwa foi preso várias vezes. Em 1995, ao lado de mais oito ativistas do MOSOP, Ken Saro-Wiwa foi julgado por um tribunal militar fraudulento e condenado à pena de morte. Rememorado como mártir e símbolo do movimento de resistência pacífica em Ogoni, sua história de ativismo contra o genocídio e as práticas de racismo ambiental no Delta do Níger permanece viva, presente. Com o objetivo de investigar seu legado, realizei em 2015, por ocasião dos vinte anos de sua morte, um Estágio Sanduíche em Londres onde pude participar e documentar uma intensa movimentação artística em sua homenagem e em solidariedade à resistência do povo ogoni. Como resultado, apresento o documentário longa-metragem “Ken Saro-Wiwa, presente!” e este estudo, escrito a partir de uma perspectiva teórico-metodológica interdisciplinar, especialmente construída no diálogo com autores dos chamados estudos pós-coloniais e do pensamento descolonial. Neste trabalho, apresento o conceito de racismo ambiental, contextualizo a história de Ken Saro-Wiwa, do MOSOP e da exploraçãode petróleo no Delta do Níger, e discuto a relevância política e cultural de projetos artísticos dedicados à memória de Ken Saro-Wiwa em Londres. Reconhecendo as interdependências entre os lugares e o papel que Londres ocupa nas geopolíticas neocoloniais de exploração de petróleo, os projetos artísticos apresentados nesta tese denunciam práticas abusivas por instituições públicas e privadas na exploração de petróleo, colaboram no processo de reivindicação por políticas de reparação às vítimas dessa “guerra silenciada” e, sobretudo, mostram que a arte pode exercer pressão política por mudanças sociais. as neocoloniais de exploração de petróleo, os projetos artísticos apresentados nesta tese denunciam práticas abusivas por instituições públicas e privadas na exploração de petróleo, colaboram no processo de reivindicação por políticas de reparação às vítimas dessa “guerra silenciada” e, sobretudo, mostram que a arte pode exercer pressão política por mudanças sociais.Item ACELERANDO A PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA: O EMPREGO DO PENSAMENTO ENXUTO NO PROCESSO EDITORIAL DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS DE ACESSO ABERTO(2018-08-06) DEISI MARTIGNAGO; Jordan Paulesky Juliani; Elaine Rosangela de Oliveira Lucas; Fernando Antonio Forcellini; Elisa Delfini CorrêaA comunicação científica consiste no conjunto de atividades associadas à produção, disseminação e uso da informação, desde o momento em que a ideia para pesquisar é concebida pelo cientista até que a comunicação dos resultados seja aceita como fazendo parte do conhecimento científico. Como principal meio de comunicação científica, destaca-se o periódico científico, e este refere-se a uma publicação periódica em qualquer tipo de suporte destinada a ser publicada indefinidamente. Com o advento da internet, o periódico científico passou por muitas transformações tecnológicas, fazendo a transição de impresso para eletrônico. O que se pode observar foi que essa transição alterou principalmente a distribuição e visibilidade das edições, e no que diz respeito ao processo de edição, apresentam-se como facilitadores o uso de softwares de editoração, troca de informações via e-mail ou disponibilização de forma eletrônica do conteúdo criado. No entanto, as plataformas eletrônicas para gerenciamento de publicação de periódicos científicos são utilizadas para dar suporte informatizado ao desenvolvimento de práticas já existentes no processo das revistas impressas. Muito embora a publicação eletrônica tenha conferido agilidade ao processo e maior visibilidade aos artigos, verifica-se que, em essência, houve somente a migração das revistas tradicionais para o formato digital. Com isso, essa pesquisa trata da proposta de um processo editorial de referência livre de desperdícios, que terá como base os princípios do pensamento enxuto, o lean thinking. O lean thinking refere-se a uma filosofia de gestão que vem ao encontro das necessidades de diminuição do tempo necessário para a conclusão do processo editorial com a aplicação de suas técnicas e ferramentas. A pesquisa foi caracterizada como estudo de caso, pois consiste na análise dos processos editoriais de três revistas de diferentes instituições de ensino a fim de analisar os processos editoriais atuais, propor processos livres de desperdícios e, por fim, sugerir um processo editorial de referência. Os resultados deste estudo identificaram que, por meio das técnicas e ferramentas Lean, foi possível propor um processo editorial futuro ideal e livre de desperdícios e com tempo de publicação consideravelmente reduzido.Item “DISCORDEI, PRA SER OUVIDA, O GRITO TEM QUE SER POTENTE”: funk e bibliotecários na discussão contra o machismo(2018-12-11) MARINA DUARTE BOTTARO; Fernanda de Sales; Daniella Camara PizarroEste trabalho se propõe a analisar letras de funk, cuja autoria e período temporal sejam distintos, a fim de identificar termos e colocações machistas e suas transversais (violência psicológica, patrimonial, moral e sexual, competição feminina, misoginia, feminicídio e transfobia). O objetivo basilar desta pesquisa é a possibilidade de bibliotecários que atuem em biblioteca escolar a trabalharem com o uso das letras de funk, visando à formação crítica dos estudantes. Para este estudo, considera-se as letras de funk fontes de informação em potencial, dado que é um gênero musical bastante difundido entre os jovens e de constante interação entre eles. Optou-se em aplicar uma metodologia de natureza qualitativa, sendo selecionado um recorte da Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin – a Categorização. Para a aplicação da Categorização foi necessário a escolha de uma letra Matriz, a partir da qual criam-se as categorias e a escolha de novas letras. As análises das letras musicais possibilitaram a recomendação de propostas de atividades que tornem a biblioteca escolar um ambiente mais ativo e que incentivem os usuários a serem mais presentes. Ademais, espera-se que com este trabalho, os leitores possam discutir machismo abertamente e refletir sobre uma questão política, ética e de saúde pública.Item O ESTUDO DO MEIO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PROPONDO A LEITURA DE MUNDO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL(2019-02) Elisabeth Cristina Dantas de Araújo; PROFº. DR. PABLO SEBASTIAN MOREIRA FERNANDEZ; PROFª DR. RAIMUNDO NONATO JUNIOR; PROFª DR. FRANCISCO CLAUDIO SOARES JUNIORPara o Ensino da Geografia, despertar no aluno o interesse e a possibilidade de enxergar o mundo através de suas concretudes e subjetividades, se torna condição essencial para formar um indivíduo que vê no mundo a materialização do que se aprende também no espaço escolar, e assim contribuir para a ressignificação de conceitos e novas aprendizagens. Nessa tarefa de ensinar a ler o mundo, a Geografia de maneira privilegiada, dispõe de inúmeros caminhos (teóricos e metodológicos) para fazê-lo de maneira ímpar, sendo um deles o Trabalho de Campo, que ao ser transposto ao do Ensino da Geografia passa a ser denominado de Estudo do Meio. Nesse sentido, o texto que ora se apresenta é resultado de reflexões construídas durante a disciplina de Ensino de Geografia I do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e tem como objetivo discutir as contribuições trazidas pelo Estudo do Meio na construção dos conhecimentos relacionados à Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental I. O estudo se ampara em autores da Geografia e da Pedagogia, assim como nos documentos oficiais da educação – Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e a Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental (BRASIL, 2018).Item Retrato da Atuação Bibliotecária em Gerenciamento de Projetos no Brasil(2019-07-29) HELOUÍSE HELLEN DE GODOI VIOLA; Dra. Elisa Cristina Delfini Corrêa; Dra. Ana Paula Grillo Rodrigues; Dra. Ana Clara Cândido; Dra. Tânia Regina da Rocha Unglaub (suplente); Dra. Camilla de Monteiro Barros (suplente); Dr. Israel de Alcântara BragliaEsta pesquisa tem como objetivo geral conhecer a atuação bibliotecária em gerenciamento de projetos, a fim verificar sua maturidade. Para isso, caracterizou os bibliotecários que possuem experiência com gerenciamento de projetos; identificou as práticas de gerenciamento de projetos desenvolvidas por esses bibliotecários e suas percepções quanto ao gerenciamento de projetos na referida área de atuação; por fim, propôs uma ferramenta para amadurecimento da atuação bibliotecária em gerenciamento de projetos. A pesquisa classifica-se, de acordo com seus objetivos como descritiva, exploratória e bibliográfica. Quanto ao problema analisado possui abordagem qualitativa. A metodologia foi dividida em cinco fases: 1) mapeamento dos sujeitos da pesquisa, no caso, identificação e seleção dos bibliotecários atuantes com gerenciamento de projetos no Brasil; 2) levantamento bibliográfico para identificação das práticas em gerenciamento de projetos; 3) coleta de dados por meio de questionário online via ferramenta LimeSurvey para identificação do perfil, das práticas e das percepções desses bibliotecários; 4) análise dos dados com abordagem qualitativa baseada na técnica de análise de conteúdo da Bardin (2016), onde adaptou-se as fases de maturidade do gerenciamento de projetos de Kerzner (2006) para verificação da maturidade da atuação bibliotecária em gerenciamento de projetos; e 5) elaboração da Cartilha de Gerenciamento de Projetos para Bibliotecários a partir da abordagem do Danish Design Ladder e uso da ferramenta Canva. Os resultados apontam que a atuação bibliotecária com gerenciamento de projetos no Brasil encontra-se imatura, estando mais sólida na fase de reconhecimento da relevância do gerenciamento de projetos para a área, sendo necessário atitude empreendedora para expansão da cultura de gerenciamento de projetos na área, bem como formação e capacitação no que tange a aplicação de metodologias, ferramentas, técnicas e softwares de gerenciamento de projetos pelos bibliotecários, com destaque às certificações. Diante dessas considerações propôs-se uma cartilha de maturidade como documento norteador para o bibliotecário amadurecer em sua atuação com gerenciamento de projetos seguindo quatro níveis: reconhecimento, ambientação, aplicação e maturidade. Espera-se com essa pesquisa contribuir para a evolução da atuação bibliotecária com gerenciamento de projetos, bem como, sanar em parte a escassa literatura nacional sobre a temática. Conclui-se que a abordagem por gerenciamento de projetos na Biblioteconomia é necessária e possui terreno fértil para atuação no mercado de trabalho e nas pesquisas científicas.